Estado lança material de educação ambiental para ser trabalhado em sala de aula

19 de setembro de 2023 às 14:16

Ações de educação ambiental são tema de um material elaborado pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), lançado na Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas do Paraná. O evento é realizado pela Secretaria da Educação e começou nesta segunda-feira (18), com programação até sexta (22). O material da Sedest é para ser trabalhado em sala de aula, com a proposta de envolver diversas disciplinas, capaz de movimentar a escola e a comunidade escolar em torno da agenda verde.

O material está disponível online, podendo ser acessado por professores, diretores e pedagogos que formalizarem a adesão, que pode ser feita aqui.

Todas as atividades apresentadas aos professores e pedagogos estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como, por exemplo, o consumo de papel nas escolas e o que ele representa em números de árvores derrubadas. Também são abordadas questões voltadas à geração da biomassa, coleta de óleo de cozinha, preservação da água e nascentes próximas às escolas. Os professores podem ter acesso a uma série de vídeos para serem utilizados na sala de aula acerca desses e de diversos outros temas.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, lembra que apresentar aos estudantes do ensino fundamental as boas práticas no meio ambiente atende a uma das linhas de ação do Programa Estadual de Educação Ambiental, executado pelo Governo do Estado.

DIA DA ÁRVORE – A abertura da Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade contou com a participação online, em tempo real, de mais de 400 escolas estaduais que já aderiram ao projeto. A semana é realizada em alusão ao Dia da Árvore e transmitida pela internet.

Segundo ela, a Semana Consciência Ambiental oferece a oportunidade para toda a comunidade escolar se envolver na sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente. “Através do corpo docente, essas boas práticas podem se perpetuar em todas as atividades que envolvem a consciência ambiental”, afirma.

Atualmente, a Secretaria da Educação oferta mais de 100 aulas na modalidade a distância (EAD) para fomentar a discussão do tema sustentabilidade.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Chuva
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • Suinocultura do Paraná tem predominância do modelo integrado com agroindústrias
  • Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho
  • Prefeito Osnei Stadler visita à Escola Municipal Tiradentes e realiza a entrega das camisetas da Campanha Faça Bonito.
  • Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA
  • Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
  • Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização