O Coritiba foi goleado pelo Vasco por 5×1, em São Januário, na noite desta quinta-feira (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe carioca teve o controle do jogo e construiu o resultado com muita facilidade para ganhar respiro na luta contra o rebaixamento. Diante de um Coxa mais uma vez desorganizado e frágil, o Cruzmaltino saiu com o triunfo com gols de Vegetti (duas vezes), Zé Gabriel, Rossi e Gabriel Pec. Sebástian Gomez descontou para os paranaenses.
Sem esboçar qualquer reação no jogo, o Coritiba ficou em situação ainda mais desesperadora no Brasileirão. O Alviverde estacionou nos 14 pontos, a 11 do Bahia, que abre a ZR, mas com uma partida a menos em relação aos baianos.
O Vasco, por sua vez, subiu para 23 pontos e, também com uma rodada a mais a cumprir, depende só de si para deixar o Z-4. O Coxa volta a campo diante do São Paulo, na próxima quarta-feira (27), às 19h, no Morumbi, em duelo atrasado da 22ª rodada.
Empurrado por um São Januário pulsante, o Vasco procurou ter o controle do jogo e encurralou o Coritiba. Com boas triangulações de seus homens de frente, os cariocas não demoraram a criar oportunidades. Primeiro, Gabriel, em uma série incrível de defesas, evitou três vezes que Puma Rodríguez marcasse.
Porém, logo em seguida, o goleiro nada pôde fazer quando Zé Gabriel subiu sozinho e cabeceou no canto: 1×0, com apenas sete minutos de jogo.
Após o gol, o Vasco diminuiu seu ímpeto e permitiu que o Coritiba saísse de trás. Entretanto, o Alviverde se mostrou inoperante ofensivamente durante boa parte da primeira etapa, dependendo de lances isolados de Marcelino Moreno.
Gabriel continuou a aparecer bem debaixo das traves, com boas defesas. Mas, mais uma vez, os cariocas mantiveram a tranquilidade e puniram um apático time coxa-branca. Após ótima jogada coletiva, Payet tocou para Rossi marcar o segundo e encaminhar a vitória dos mandantes. 2×0, Coritiba perto de mais uma derrota.
Sem dar chance para o azar, o Vasco tratou de sacramentar os três pontos logo depois do intervalo. Samaris errou o passe, Paulinho arrancou e cruzou para Vegetti emendar e marcar mais um golaço em São Januário: 3×0, e goleada.
Com o resultado na mão, os cariocas deram a bola ao Coritiba, que contou com a estreia de Jesé Rodríguez no ataque. Assim, todos os principais reforços alviverde nesta reta final de temporada participaram do jogo.
Mas o Vasco não tirou o pé do acelerador. Sem qualquer dificuldade imposta pelo Coritiba, o Cruzmaltino voltou a aproveitar as jogadas pelo lado do campo e chegou ao quarto.
E novamente com seu matador. Piton cruzou na medida e Vegetti cabeceou no canto de Gabriel: 4×0, atropelo na capital carioca. Mesmo nocauteado, o Alviverde ainda teve forças para descontar: Sebástian Gomez completou para as redes após lance de Marcelino Moreno.
Porém, em uma resposta imediata, Gabriel Pec marcou o quinto um minuto depois e pôs números finais ao duelo: 5×1, maior goleada do Vasco sobre o Coxa na história do Brasileirão
CAMPEONATO BRASILEIRO
2º Turno – 24ª rodada
VASCO 5×1 CORITIBA
Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Maicon e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Marlon Gomes), Paulinho e Payet (Gabriel Pec); Rossi (Orellano) e Vegetti (Sebastián Ferreira).
Técnico: Ramón Díaz
Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Hayner (Natanael), Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson (Victor Luís); Samaris (Willian Farias), Sebastian Gómez e Fransérgio (Andrey); Robson (Jesé Rodríguez), Marcelino Moreno e Slimani.
Técnico: Thiago Kosloski
Local: São Januário (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Gols: Zé Gabriel aos 7′, Rossi aos 33′ do 1°T, Vegetti aos 5′ e aos 17′ e Gabriel Pec aos 36′ do 2°T (VAS); Sebástian Gómez aos 35′ do 2°T (CFC)
Cartões amarelos: Sebástian Ferreira (VAS); Samaris, Willian Farias, Kuscevic e Natanael (CFC)
Público total: 20.321 torcedores
Renda: R$ 993.631,00
fonte Banda B