Dia Mundial do Turismo: conheça as riquezas que fazem do Paraná um lugar privilegiado

27 de setembro de 2023 às 14:06

No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro, o Governo do Estado reforça o convite à população para usufruir das belezas naturais e das centenas de atrativos que fazem do Paraná um território privilegiado neste setor. O turismo local envolve ecoaventura, religiosidade, história, cultura, gastronomia, atividades náuticas, montanhismo, sol e mar em cenários inesquecíveis.

São 19 regiões turísticas, cada uma com suas riquezas e peculiaridades. São elas: Águas do Arenito Caiuá – Caminho das Águas – Campos Gerais – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu – Cinturão Verde – Ecoaventuras Histórias e Sabores – Encanto dos Ipês – Encontro de Águas e Biomas – Entre Matas, Morros e Rios – Lagos e Colinas – Litoral do Paraná – Norte do Paraná – Norte Pioneiro – Riquezas do Oeste – Rotas do Pinhão – Sul do Paraná – Terra dos Pinheirais – Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

O Governo investe no setor, que é um dos mais importantes para a economia do Estado. Neste momento está em andamento a 4ª edição da Caravana de Crédito Fomento Turismo, uma iniciativa da Fomento Paraná e da Secretaria estadual do Turismo do Paraná, que percorre 31 municípios com potencial como atrativos turísticos.

Além da injeção de recursos, há também capacitação de trabalhadores para o setor. O Programa Turismo em Foco, parceria entre o governo estadual e o Senac, visa atender a demanda do setor por mão de obra especializada, capacitação de moradores dos destinos turísticos para a inserção no mercado de trabalho. No total, são ofertados 27 cursos, com a previsão de qualificar 4 mil profissionais.

Confira a diversidade de atrativos do Paraná:

RELIGIOSO – Popular entre os viajantes movidos pela fé ou o interesse em construções religiosas. As opções são ecléticas: a arquitetura da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, inspirada no satélite soviético Sputnik, além de ser considerado o 10° monumento religioso mais alto do mundo; a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Curitiba; o Centro Cultural Islâmico em Foz do Iguaçu, com a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab; e a Rota do Rosário, que envolve santuários, museu e mosteiros das regiões que abrangem o Norte Pioneiro e os Campos Gerais.

ECOTURISMO – Esse recorte é voltado ao contato do turista com a natureza. Além de carregar consigo as bandeiras de respeito e preservação dos espaços naturais, a fauna e a flora, a utilização consciente de recursos, a sustentabilidade e práticas saudáveis de turismo.

Os destaques são Foz do Iguaçu, as florestas de Sengés, as cachoeiras gigantes em Prudentópolis, o Cânion no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, o Parque Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, que abriga diversas espécies de animais em extinção, e as formações e transformações geológicas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa.

NEGÓCIOS E EVENTOS – A modalidade pode ser definida como uma série de atividades que envolvem toda a cadeia produtiva do setor, desde hospedagem até alimentação. É voltada a quem busca fazer negócios e firmar parcerias em diferentes setores. Este segmento é considerado, também, um estímulo a novas parcerias e convênios que incrementam a economia e os negócios. A Capital do Estado ocupa papel de destaque, seguida por Foz do Iguaçu e outras grandes cidades, como Londrina e Maringá.

TURISMO DE AVENTURA – O turismo de aventura vem ganhando força. As atividades estão nos espaços naturais, proporcionado aos viajantes experiências, desafios e uma alta carga de adrenalina. Elas dão aos turistas novas sensações de liberdade e superação. As opções estão nas trilhas e escaladas no Pico Paraná, entre Antonina e Campina Grande do Sul, práticas de mergulho e rafting nas praias de água doce de Porto Rico, o cicloturismo nas estradas da cidade de Terra Roxa, além das atividades aquáticas de água doce na cidade de Carlópolis.

Este segmento também recebeu forte impulso do Governo do Estado com a criação dos Jogos de Aventura e Natureza, uma iniciativa inovadora, que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população.

Continue lendo aqui.

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
13º
Tempo nublado
União da Vitória
12º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento do Sr. Leandro Schafranski aos 32 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • IAT divulga dados da compensação pela exploração de recursos minerais no Paraná
  • Inscrições do programa que vai custear bolsas e curso de TI para mil jovens estão abertas
  • Ação contra desmatamento ilegal no Sudoeste resulta em R$ 2,8 milhões em multas
  • Professores que participaram do Ganhando o Mundo debatem experiência internacional
  • Programa Parceiro da Escola tem mais de 90% de aprovação nas unidades do projeto-piloto
  • Com dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia