Prudentópolis deposita no INPI pedido de Indicação Geográfica para a Cracóvia

27 de setembro de 2023 às 13:34

A cracóvia de Prudentópolis, na região centro do Estado, teve seu pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), nesta terça-feira (26), com número de processo: BR 4020230000165. Produto típico da cidade, é um embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1960.

A sensibilização dos produtores para ter a IG começou em 2020, por meio de uma iniciativa do Sebrae/PR, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), que foi fundada e se fortaleceu durante o processo. Sebrae/PR, Sicredi e Prefeitura fizeram aportes financeiros no projeto.

A consultora do Sebrae/PR, Melany Ovando, explica que a obtenção do registro de IG traz benefícios, pois agrega valor ao produto, melhora o setor e a cadeia produtiva, dá mais evidência para o território e cultura local.

Conforme o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, o município possui os requisitos para obter o registro, com ampla tradição na produção do produto, que está ligada à sua história.

Atualmente, são dez membros ativos da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), cujo trabalho impacta na produção mensal estimada de cinco toneladas do embutido. Para o presidente da Associação, Marcos Machulek, o registro de Indicação Geográfica vai corroborar Prudentópolis como município pioneiro na produção da cracóvia.

Produtora de cracóvia há 30 anos, Teresinha Dobrovolski Antonio acompanhou os trâmites para dar entrada no pedido de reconhecimento, que inclui a elaboração de um caderno de especificações, desde o início, em 2020. Com uma produção semanal de aproximadamente cem quilos de cracóvia, ela conta que atende a diversos estabelecimentos comerciais do município e restaurantes que beiram rodovias.

Com a cracóvia, o Paraná tem sete produtos depositados, aguardando o reconhecimento que é feito pelo INPI: mel de Prudentópolis, cachaça e aguardente de Morretes, urucum de Paranacity, queijos do Sudoeste do Paraná, broas de centeio de Curityba e camomila de Mandirituba.

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • Fazenda recebe técnicos do BID para avaliação de avanços na gestão fiscal do Paraná
  • Anjo Inovador: inscrições para programa de incentivo a startups encerram na próxima segunda
  • Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual
  • 47 cidades aderiram ao incentivo do Estado para atendimento da população em situação de rua
  • Marcha para Jesus em Guarapuava reuniu milhares de fiéis na Praça Cleve neste sábado (18)
  • Buscas complexas e casos marcantes: bombeiros do Paraná relatam atuação no RS