Atleta apoiada pelo Estado conquista ouro e é destaque no Campeonato Brasileiro de Judô

2 de outubro de 2023 às 13:39

O Campeonato Brasileiro de Judô (CBJ) levou mais de mil pessoas ao Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, neste fim de semana, para acompanhar lutas femininas e masculinas de atletas de 13 a 15 anos, de todos os estados. Um dos destaques foi o desempenho da atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, Alessandra Barbosa. Ela conquistou o ouro na categoria sub-13. No campeonato do ano passado, ela ficou com o bronze.

“Não tenho como expressar em palavras tamanha alegria. Neste ano muita coisa mudou, o foco, os treinos, a dedicação quase que exclusiva para estar entre as melhores do Brasil e porque não das Américas”, disse Alessandra.

Em 2023, ela já conquistou o Pan-Americano de judô, o Brasileiro, a seletiva paranaense, as duas etapas já realizadas do Campeonato Paranaense e a Copa Paraná, além dos vice-campeonatos da seletiva nacional sub-13, do Brasileiro Região V e dos Jogos Escolares do Paraná.

O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

GRANDES EVENTOS – O Campeonato Brasileiro de Judô foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, prefeitura de Curitiba e da Federação Paranaense de Judô.

SUSTENTABILIDADE – No evento foram entregues mudas de árvores aos atletas. Carlos Pijak Jr, secretário do Esporte da Curitiba, explicou que um dos pilares da inovação é a sustentabilidade. “Foram 200 árvores plantadas durante o campeonato. Cada um delas retira da atmosfera 400 quilos de carbono. Elas vão mitigar o carbono utilizado para fundir as medalhas, fazer os banners, usar ônibus, etc”, complementou.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Neblina
Londrina
21º
Chuvas esparsas
União da Vitória
17º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do Sr. Alcides Thimoteo aos 85 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Jurandir Borges aos  56 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Jacob Chaicoski aos 63 anos.
  • Paraná sedia reunião do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas nesta semana
  • Saúde do homem em pauta na Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Copel leva Rede Elétrica Inteligente a Prudentópolis e São Mateus do Sul
  • Delegação de médicos ucranianos é recebida no hospital Pequeno Príncipe
  • GARI é inaugurado e vai transformar a gestão de resíduos sólidos de Irati; Veja ao vídeo.
  • Padre Reginaldo Manzotti é internado em Curitiba às pressas após complicações de cirurgia