Entidades de turismo defendem Ratinho Jr em ação para liberar obra da Ponte de Guaratuba

3 de outubro de 2023 às 20:53

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, nesta terça-feira (3) que vai recorrer da decisão liminar da Justiça Federal de Curitiba, suspendendo a licença prévia para construção da Ponte de Guaratuba, acabando com a verdadeira “máfia” que opera a passagem de balsa com Matinhos, ambas no litoral do Paraná.

A Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo), entidade filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defende o procedimento jurídico por entender a importância da estrutura no desenvolvimento social e econômico das comunidades litorâneas, inclusive entrar com “amicus curiae” (Amigo da Corte) e ser parte interessada na ação, diz presidente Fábio Aguayo.

Ratinho Junior falou sobre a liminar no lançamento do programa para defesas idosas no Paraná. “Entendemos que Estado está extremamente correto em todo o processo. Vamos recorrer para derrubar esta liminar irresponsável, na nossa visão”, disse o governador.

Que adiantou: “Mandei fazer estudos para que possa inclusive mandar para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por abuso de autoridade de alguns juízes que estão tentando interferir nesta obra que está acabando com uma máfia das balsas”.

Nas palavras do governador, é preciso acabar com esta novela no Paraná que dura mais de 40 anos e que enrolaram o povo do Paraná porque tinha muita gente que era amigo de dono de balsa. “Quero acabar com esta conversa aqui no Paraná e entregar esta ponte aos paranaenses”, completou Ratinho Junior.

A decisão pela suspensão da licença ambiental da Ponte de Guaratuba, já concedida pelo Instituto Agua e Terra (IAT), é da juíza Silvia Regina Palau Brollo, da 11° Vara Federal de Curitiba, que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF).  A medida será mantida até que o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) seja aprovado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), diz trecho da liminar.

Fábio Aguayo lembra que é antiga a luta por obras de melhoria da infraestrutura viária e turística do litoral. “Em 2019, no primeiro ano do governo Ratinho Junior, encampamos uma campanha mobilizando entidades de vários segmentos econômicos e a Ponte de Guaratuba era uma das ações propostas”, comentou.

Prudentópolis
21º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
19º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos