Entidades de turismo defendem Ratinho Jr em ação para liberar obra da Ponte de Guaratuba

3 de outubro de 2023 às 20:53

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, nesta terça-feira (3) que vai recorrer da decisão liminar da Justiça Federal de Curitiba, suspendendo a licença prévia para construção da Ponte de Guaratuba, acabando com a verdadeira “máfia” que opera a passagem de balsa com Matinhos, ambas no litoral do Paraná.

A Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo), entidade filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defende o procedimento jurídico por entender a importância da estrutura no desenvolvimento social e econômico das comunidades litorâneas, inclusive entrar com “amicus curiae” (Amigo da Corte) e ser parte interessada na ação, diz presidente Fábio Aguayo.

Ratinho Junior falou sobre a liminar no lançamento do programa para defesas idosas no Paraná. “Entendemos que Estado está extremamente correto em todo o processo. Vamos recorrer para derrubar esta liminar irresponsável, na nossa visão”, disse o governador.

Que adiantou: “Mandei fazer estudos para que possa inclusive mandar para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por abuso de autoridade de alguns juízes que estão tentando interferir nesta obra que está acabando com uma máfia das balsas”.

Nas palavras do governador, é preciso acabar com esta novela no Paraná que dura mais de 40 anos e que enrolaram o povo do Paraná porque tinha muita gente que era amigo de dono de balsa. “Quero acabar com esta conversa aqui no Paraná e entregar esta ponte aos paranaenses”, completou Ratinho Junior.

A decisão pela suspensão da licença ambiental da Ponte de Guaratuba, já concedida pelo Instituto Agua e Terra (IAT), é da juíza Silvia Regina Palau Brollo, da 11° Vara Federal de Curitiba, que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF).  A medida será mantida até que o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) seja aprovado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), diz trecho da liminar.

Fábio Aguayo lembra que é antiga a luta por obras de melhoria da infraestrutura viária e turística do litoral. “Em 2019, no primeiro ano do governo Ratinho Junior, encampamos uma campanha mobilizando entidades de vários segmentos econômicos e a Ponte de Guaratuba era uma das ações propostas”, comentou.

Prudentópolis
33º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
30º
Tempo nublado
Guarapuava
28º
Tempo limpo
Curitiba
29º
Parcialmente nublado
Londrina
33º
Parcialmente nublado
União da Vitória
33º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Casal Elde Mateus Mizel de 29 anos e Lindi Inês Lopes Rodrigues de 22 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sra. Lucia Zubek.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Teodoro Haidamacha, aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • Boletim da Secretaria da Agricultura detalha impacto do El Niño na produção paranaense
  • Produtores de Pinhalão e São Jerônimo da Serra ganham Café Qualidade Paraná 2023
  • Consulta pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024
  • Encontro estadual de bombeiras discute atuação das mulheres nas forças de segurança
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Arestides Pereira, aos 76 anos de idade
  • Festa em homenagem a São Nicolau em Marcondes 2ª Linha vai movimentar Prudentópolis neste fim de semana