Entidades de turismo defendem Ratinho Jr em ação para liberar obra da Ponte de Guaratuba

3 de outubro de 2023 às 20:53

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, nesta terça-feira (3) que vai recorrer da decisão liminar da Justiça Federal de Curitiba, suspendendo a licença prévia para construção da Ponte de Guaratuba, acabando com a verdadeira “máfia” que opera a passagem de balsa com Matinhos, ambas no litoral do Paraná.

A Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares (Feturismo), entidade filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defende o procedimento jurídico por entender a importância da estrutura no desenvolvimento social e econômico das comunidades litorâneas, inclusive entrar com “amicus curiae” (Amigo da Corte) e ser parte interessada na ação, diz presidente Fábio Aguayo.

Ratinho Junior falou sobre a liminar no lançamento do programa para defesas idosas no Paraná. “Entendemos que Estado está extremamente correto em todo o processo. Vamos recorrer para derrubar esta liminar irresponsável, na nossa visão”, disse o governador.

Que adiantou: “Mandei fazer estudos para que possa inclusive mandar para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por abuso de autoridade de alguns juízes que estão tentando interferir nesta obra que está acabando com uma máfia das balsas”.

Nas palavras do governador, é preciso acabar com esta novela no Paraná que dura mais de 40 anos e que enrolaram o povo do Paraná porque tinha muita gente que era amigo de dono de balsa. “Quero acabar com esta conversa aqui no Paraná e entregar esta ponte aos paranaenses”, completou Ratinho Junior.

A decisão pela suspensão da licença ambiental da Ponte de Guaratuba, já concedida pelo Instituto Agua e Terra (IAT), é da juíza Silvia Regina Palau Brollo, da 11° Vara Federal de Curitiba, que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF).  A medida será mantida até que o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) seja aprovado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), diz trecho da liminar.

Fábio Aguayo lembra que é antiga a luta por obras de melhoria da infraestrutura viária e turística do litoral. “Em 2019, no primeiro ano do governo Ratinho Junior, encampamos uma campanha mobilizando entidades de vários segmentos econômicos e a Ponte de Guaratuba era uma das ações propostas”, comentou.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026