Em Brasília, Cristina Silvestri se manifesta contra os prejuízos que a minirreforma eleitoral pode causar às candidaturas femininas

4 de outubro de 2023 às 13:32

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) esteve em Brasília, nesta terça-feira (3). Em nome de toda a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ela e a deputada Mabel Canto (PSDB) entregaram, ao Senado Federal, um ofício com apontamentos sobre os prejuízos que a minirreforma eleitoral pode causar às candidaturas femininas.

A entrega foi feita à procuradora especial da mulher, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), à líder da Bancada Feminina, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), e à suplente da mesa diretora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

O ofício, assinado por todas as deputadas estaduais do Paraná, também foi entregue à ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

O documento foi elaborado a partir de uma reunião estratégica realizada na última semana. “Fizemos um debate muito produtivo sobre a minirreforma. Ouvimos especialistas sobre pontos positivos e negativos.

Nossa preocupação é em relação ao risco que algumas mudanças trazem em relação a cotas, fundo eleitoral e outros direitos que adquirimos ao longo do tempo”, diz a deputada Cristina, que é terceira vice-presidente da Alep.

A intenção é alertar e sensibilizar os senadores para que a proposta seja reformulada.

O encontro que originou o ofício foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Alep em parceria com o Fórum Estadual de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos e contou com a participação de vereadoras, prefeitas e representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e Ministério Público. Esse movimento paranaense é pioneiro no Brasil.

A minirreforma foi aprovada pela Câmara Federal e agora tramita no Senado. Para ter validade nas eleições municipais de 2024, a proposta precisa ser sancionada pelo presidente da República até sexta-feira (6).

MUDANÇAS

A minirreforma eleitoral está prevista no projeto de lei federal 4438/2023, que pretende alterar trechos das leis nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

A principal preocupação apresentada no ofício assinado pela Bancada Feminina da Alep é em relação ao fundo partidário das mulheres, que, com a alteração pretendida pela minirreforma, poderá ser remanejado para as candidaturas masculinas.

Outro ponto negativo do modelo pretendido, do ponto de vista das deputadas estaduais, é a possível mudança no cálculo da cota mínima de 30% de candidaturas femininas.

A proposta é que ele leve em consideração toda a federação e não a sigla partidária. Ou seja, com a nova regra, os partidos federados correriam o risco de não ter candidatas mulheres.

Nesta mesma direção está a proposta de alterar a regra de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A divisão poderá ser flexibilizada sem a garantia de pagamento de despesas de campanhas de mulheres.

Gabriela Siqueira
(41) 9 9174-9726
Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Geni de Lurdes Lemos Martins aos 57 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Júlio César Mosquer.
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 21,9 mil vagas
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná