Detran-PR implanta sistema de laudo digital para motoristas com deficiências motoras; Assista ao vídeo.

5 de outubro de 2023 às 13:42

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) implantou um projeto-piloto de laudo digital dos exames da Junta Médica Especial para atender motoristas com deficiência motora. Com ele os candidatos em processo de habilitação, que dependem de laudos e veículos adaptados, terão acesso aos resultados de forma mais rápida e online.

Atualmente, o candidato vai até a clínica especializada, faz o exame e o laudo é enviado para a Ciretran mais próxima do seu endereço em até 15 dias. Com o laudo digital, logo após o exame o médico conclui o lançamento das informações em sistema e o documento já estará disponível no site do Detran-PR, bastando estar estar autenticado com os níveis de segurança do site.

O projeto-piloto iniciou em 26 de setembro em duas clínicas, uma em Maringá (Noroeste) e outra em Campo Mourão (Centro-Oeste). A proposta é que até novembro todas as 16 clínicas que realizam estes exames especializados em sete cidades (Cascavel, Bandeirantes, Campo Mourão, Curitiba, Maringá, Londrina e Sarandi) passem a utilizar o laudo digital.

A ação faz parte da transformação digital que o Detran-PR está efetivando para tornar seus serviços mais tecnológicos e acessíveis, com modernização dos procedimentos. “Entre as vantagens que ele traz está a disponibilidade muito rápida. Assim que os médicos lançam, o laudo já fica disponível, e o cidadão pode acessar pelo site. Além disso, há a eliminação de papel. É mais uma inovação e facilidade que o Detran está entregando para a população”, explica Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR.

PERÍCIA – Em 2023 foram realizados 4.192 exames da Junta Especial. Os laudos físicos possuem de duas a três folhas que são impressas em vias que ficam com o candidato, com a clínica e com o Detran. Agora isso tudo passa a ser virtual. A perícia médica é feita por dois médicos especialistas em tráfego, que analisam o motorista com foco nas suas capacidades e limitações motoras ao dirigir um veículo.

AGENDAMENTO  Antes do exame especial, o usuário deve passar pelos exames de aptidão física e mental, comuns a todos os candidatos à CNH. Só a partir deste resultado, o médico identificará se há ou não necessidade de fazer o exame especial. Caso a deficiência apresentada impeça o condutor de dirigir um veículo convencional com segurança, são apontadas quais as adaptações serão obrigatórias.

Confira o vídeo que explica o processo:

 

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
18º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • Rede estadual: plataformas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre
  • Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024
  • Pesquisas da UEPG sobre cavernas integram livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
  • Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados
  • Paraná é a principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil
  • Copel e Simepar desenvolvem sistema de IA para prever desligamentos por temporais