Assistência técnica do IDR abre mercado para alimentos de comunidade indígena

6 de outubro de 2023 às 15:20

Com assessoria do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), a comunidade indígena Pinhalzinho, no município de Tomazina, conseguiu o certificado de produção orgânica para 16 famílias. Além da certificação, a assistência técnica apresentou opções de mercado seguro para a comercialização do excedente produzido.

Segundo Adriano Lúcio Alboneti, extensionista do IDR-Paraná que presta assistência técnica à aldeia, nem tudo que as famílias produziam no local estava sendo consumido pela comunidade, o que motivou a mudança. “Como pela cultura e tradição da comunidade não utilizavam agroquímicos, buscamos a certificação da produção, o que agregou valor e abriu um mercado justo e seguro para destinar o excedente”, explica.

A certificação de conformidade orgânica foi obtida junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, depois da constituição de uma organização chamada Organismo de Controle Social, que reuniu as famílias interessadas.

“Montamos toda a documentação, encaminhamos para o Mapa e conseguimos a certificação, que permite a venda desses alimentos diretamente para os consumidores ou através de canais oficiais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o que resolve a necessidade das famílias”, diz Alboneti.

Depois da certificação, o IDR-Paraná aproximou as famílias da Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Siqueira Campos (APAFASC), que reúne outros produtores da região para que, juntos, possam atender ao PAA ou o PNAE.

Os produtos mais produzidos na aldeia são raízes, tubérculos, grãos e frutas, principalmente mandioca, batata, banana, feijão e goiaba. A intenção é incrementar o cultivo de hortaliças folhosas com o objetivo de melhorar a dieta das famílias e ainda diversificar a oferta de produtos para o mercado.

Embora a comunidade tenha o total de 520 hectares, cada família certificada utiliza, em média, apenas dois hectares para o cultivo. “É o respeito que eles têm pela terra, não têm essa necessidade de expandir a área cultivada, de promover o desenvolvimento da monocultura. Aliás, mais da metade das terras da aldeia é de preservação. Então, a ideia deles não é aumentar o plantio, mas produzir um alimento com qualidade que possa servir a família e, então, vender o que sobra. E nós respeitamos essa tradição”, completa o extensionista.

A comunidade indígena Pinhalzinho foi demarcada em 1986 e o processo de desintrusão – retirada de famílias não indígenas do território – terminou apenas em 2009. Foi, aí, segundo o cacique Reginaldo Aparecido Alves, que as coisas começaram a se organizar melhor. “Em 2011, em parceria com o Instituto Tecnológico Federal do Paraná, conseguimos fazer o levantamento da sociobiodiversidade. Em 2019 conseguimos ficar livres de agrotóximos e começamos essa parceria com o IDR-Paraná, que agora teve esse grande resultado”, afirma.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Chuva
Londrina
20º
Chuvas esparsas
União da Vitória
17º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do Sr. Alcides Thimoteo aos 85 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Jurandir Borges aos  56 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Jacob Chaicoski aos 63 anos.
  • Paraná sedia reunião do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas nesta semana
  • Saúde do homem em pauta na Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Copel leva Rede Elétrica Inteligente a Prudentópolis e São Mateus do Sul
  • Delegação de médicos ucranianos é recebida no hospital Pequeno Príncipe
  • GARI é inaugurado e vai transformar a gestão de resíduos sólidos de Irati; Veja ao vídeo.
  • Padre Reginaldo Manzotti é internado em Curitiba às pressas após complicações de cirurgia