O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para o Paraná, válido desta sexta-feira (6) até domingo (8).
De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, os ventos serão intensos no fim de semana, podendo chegar a até 100 km/h, e há um grande volume de chuva previsto para todo o estado.
Nos últimos dias o estado enfrentou diversos problemas causados por temporais. De acordo com a Defesa Civil, entre quarta (4) e quinta-feira (5) 6.090 pessoas de 22 municípios foram afetadas. Mais de mil casas foram danificadas de alguma forma por vendavais, chuvas de granizo, enxurradas, alagamentos ou deslizamentos. Veja imagens.
Nesta sexta-feira o alerta é de perigo potencial. Segundo o Inmet, a chuva deve entre totalizar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Os ventos podem chegar a 60 km/h e também é prevista queda de granizo. O alerta é válido para a metade sul do estado.
Para o sábado (7) e o domingo (8), o alerta de tempestade é de perigo, e estendido a todas as cidades do Paraná.
O Inmet aponta que a chuva deve acumular até 60 mm por hora ou 100 mm por dia. Os ventos, intensos, podem chegar a 100 km/h e também é prevista queda de granizo.
ara o fim de semana, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Inmet.
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Matéria de Republicação G1 Paraná.