Agroindústria familiar paranaense será homenageada no Prêmio Orgulho da Terra 2023

9 de outubro de 2023 às 15:38

Diversificada e em franco crescimento, a agroindústria familiar no Paraná é mais do que a transformação de alimentos e a venda dos produtos pelos agricultores familiares: a atividade vem despontando como um motor para o desenvolvimento e o fortalecimento das economias locais nas diversas regiões do Estado. Como efeito, promove também a diversificação produtiva, o resgate dos valores culturais, estimula as boas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental e à sucessão familiar.

Apoiada por programas do Governo do Paraná, como o Coopera e o Susaf/PR – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, a agroindústria ganha mais visibilidade com o Prêmio Orgulho da Terra, que anualmente homenageia propriedades rurais paranaenses em razão da excelência de suas práticas.

Em Guarapuava, o produtor Márcio de Oliveira dá um bom exemplo. Ele realiza junto com sua família todas as etapas para a produção e comercialização das bolachas de polvilho que aprendeu a fazer com a mãe. Há 13 anos ele perdeu a visão e diante das poucas oportunidades de trabalho na cidade, se mudou para a área rural do município.

A deficiência visual, no entanto, nunca foi impeditivo para o empreendimento agroindustrial. “Até hoje não encontrei limitações para fazer meu trabalho. Dou conta de tudo que deve ser feito no sítio”, conta.

Em 2022, ele foi homenageado no Prêmio Orgulho da Terra na categoria Agroindústria. “O prêmio foi importante para a divulgação do nosso trabalho como pequenos produtores. Nos ofereceu mais segurança e oportunidades, além de valorizar nosso produto”, destaca.

O IDR-Paraná, que contribui nas indicações da premiação, assessora tecnicamente mais de mil agroindústrias com acompanhamento, orientação técnica e capacitação. Além do IDR-Paraná, participa da seleção de indicados ao prêmio o Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Os empreendimentos são avaliados sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”.

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo RIC, IDR-Paraná e Ocepar que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens feitas pelo programa RIC Rural, transmitido aos domingos para todo o Estado.

A premiação será entregue em 21 de novembro e vai homenagear, além da agroindústria, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
12º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná
  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas