Deputada Cristina Silvestri entrega 1º Prêmio Meninas Olímpicas

11 de outubro de 2023 às 16:12

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) promoveu, na noite desta terça-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma sessão solene para a entrega do 1º Prêmio Meninas Olímpicas. A homenagem foi criada para reconhecer o desempenho de alunas paranaenses em olimpíadas científicas.

“Hoje celebramos não apenas a dedicação, o talento e a excelência dessas estudantes, mas também o poder de quebrar estereótipos e inspirar jovens a seguirem seus sonhos em um futuro mais inclusivo e igualitário”, destacou a deputada Cristina. Nesta primeira edição, as menções honrosas foram entregues a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio que foram medalhistas em competições de Química, Matemática, Física e Astronomia realizadas em 2022.

Cristina Silvestri lembrou que as mulheres desempenham um papel vital nas comunidades científicas e tecnológicas. “Como todos sabemos, ao longo da história, muitas cientistas dedicaram suas vidas à pesquisa e foram responsáveis por importantes descobertas. Para garantir um futuro brilhante e justo na ciência, é fundamental encorajar e apoiar a próxima geração de mulheres”.

Ao todo, mais de 150 estudantes receberão as menções honrosas este ano. A sessão solene teve a participação de cerca de 40 meninas, acompanhadas de familiares e professores. As demais receberão o documento pelos Correios.

Isabela Maria de Paula Militão, aluna do ensino médio do Colégio Militar de Curitiba, foi uma das homenageadas. Ela participa sempre de olimpíadas do conhecimento e a área que mais lhe interessa é a biomedicina. “Estar pela primeira vez aqui na Assembleia é uma oportunidade ímpar. Eu fico emocionada. É muito motivador ganhar um reconhecimento a mais por todos os esforços que a gente dedica durante o ano, com estudos e sacrifícios”.

Paula Eduarda de Lima, ex-aluna da rede pública de Jabuti, no interior do Paraná, foi medalhista em olimpíadas de matemática e astronomia e fez um depoimento emocionante sobre a trajetória dela. Por causa do desempenho nas competições, ela ganhou uma bolsa para estudar na Fundação Getúlio Vargas, no Rio Janeiro, onde hoje vive com todos os custos pagos. “Não imaginava que isso ia me abrir tantas portas. Estou vivendo experiências incríveis com pessoas extraordinárias. Sabemos que as meninas não participam tanto de olimpíadas, principalmente na área de exatas. Esse projeto da deputada Cristina é muito importante para incentivá-las”.
“Estamos aqui para dizer que estereótipos, preconceitos e violência não têm lugar em um mundo onde todos têm o potencial de contribuir para o progresso da sociedade. Esperamos, com muita esperança, que essa nossa pequena contribuição para a visibilidade e o reconhecimento das conquistas dessas meninas sirva de inspiração para que elas sigam seus sonhos e alcancem alturas ainda maiores”, destacou a deputada Cristina.

O Prêmio Meninas Olímpicas, que será entregue anualmente pela Casa, foi instituído pela Resolução 4/2023, apresentado pela deputada Cristina em 2021, durante o mandato como procuradora especial da mulher, e promulgada no último mês de março. A proposição também é assinada pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
12º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná
  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas