Turismo religioso: feriado é boa oportunidade para visitar santuários pelo Paraná

11 de outubro de 2023 às 13:35

O Paraná é destaque nacional quando se trata de turismo religioso, e a expectativa é que milhares de devotos participem das programações em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro – além de se conectar um pouco mais com a história, a cultura e a gastronomia de diferentes regiões do Estado.

Em Londrina, a tradicional Festa da Padroeira já deu início à programação deste ano no dia 30 de setembro. Com apoio institucional da Secretaria de Turismo do Paraná, a festa realizada anualmente pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, conta com atividades religiosas como a Novena da Padroeira, além de atividades culturais e gastronômicas, quermesse e parque de diversões. A expectativa é que, somente no dia 12 (quinta-feira), passem pelo Santuário entre 30 mil e 40 mil visitantes de todo o Paraná, interior de São Paulo e também outros estados.

Durante os dias de novena, haverá missas especiais que já fazem parte da programação do Santuário e da tradição da Festa da Padroeira. Além de toda a programação de missas, há uma série de atividades complementares. O parque de diversões funcionará na praça, ao lado das barracas de alimentação. Também haverá bazar de artigos religiosos, velário, sala de promessas, venda de flores e velas, além de confissões, que serão realizadas na escola estadual ao lado do Santuário. Neste ano, além da aferição de pressão e de diabetes.

Aproveitando a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) instalada no Santuário durante a reforma do prédio público, a Secretaria municipal de Saúde aproveitará para vacinar o público que desejar. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará o Fusca Amarelo, utilizado em ações de educação no trânsito com crianças, aproveitando que no dia 12 se comemora o Dia das Crianças. A programação completa do evento está no calendário turístico da Setu, no link www.turismo.pr.gov.br/calendario-eventos.

ASTORGA – Quem também já se movimenta para as festividades de Nossa Senhora é a comunidade religiosa do município de Astorga. Por lá, a programação está repleta de missas e novenas, que se estendem até o dia 12 de outubro. Os eventos também são marcados pela presença de lideranças religiosas locais e estaduais, que se juntam aos devotos durante todos os dias. O Santuário de Astorga é considerado o segundo maior do País.

CURITIBA – Em Curitiba, o feriado da padroeira do Brasil também promete movimentar a igreja batizada em homenagem à santa no bairro Seminário. Costumeiramente, muitos peregrinos costumam ir nessa data à paróquia, inaugurada em abril de 1964.

A programação inclui missas às 8h, 10h, 15h e 19h (esta última presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Zico).  A partir das 11h30 tem o tradicional almoço festivo com filé de alcatra, salada, maionese e farofa. Das 11h às 13h30, haverá a bênção dos carros.  À tarde, tem bênção das crianças e apresentação do coral com Cantos Marianos. Após a última missa do dia, haverá uma procissão luminosa pelas ruas da região, com fogos de artifício. Durante todo o dia estará sendo vendido também, no calão paroquial, o já famoso Bolo da Padroeira.

A estimativa entre as missas, bênçãos, almoço festivo e romaria de devotos é que a celebração reúna em torno de 2,5 mil pessoas. A Paróquia fica na Avenida Nossa Aparecida, 1637 – Seminário.

ITAIPULÂNDIA – O Dia da Padroeira também deve reunir 50 mil romeiros em Itaipulândia. Um dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, a cidade tem na devoção à Nossa Senhora Aparecida um motivo de orgulho. Itaipulândia conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude.

TURISMO RELIGIOSO – No Paraná, o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná é formado pela Secretaria de Estado do Turismo, Pastoral do Turismo da CNBB, Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio-PR, Sebrae-PR e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR). Atualmente conta também com apoio das Instâncias de Governança do Estado, representantes de Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução