Unicentro realizou provas do Vestibular 2024 em Prudentópolis e mais sete cidades

16 de outubro de 2023 às 09:17

Neste domingo (15), a Unicentro realizou o Vestibular 2024 em oito cidades do Paraná. Em busca da oportunidade de ingressar em uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil, milhares de estudantes compareceram aos locais de prova em Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.

Ao todo, 6.327 estudantes de diversas regiões participaram do processo seletivo para disputar uma das 1.326 vagas ofertadas, distribuídas em 42 cursos de graduação.

Uma delas foi a Ana Júlia Carneiro, que é da cidade de Castro e pretende cursar Medicina Veterinária. “Gosto dessa área e me preparei com o cursinho o ano inteiro, estudei principalmente Física e Química, que tenho mais dificuldade”, afirma.

Para muitos estudantes, o vestibular foi o primeiro passo para a realização de um sonho. No caso da Geovana Bonassoli, a meta é cursar Medicina em uma universidade pública.

“É um sonho que eu tenho desde pequena. Tenho estudado muito e hoje estou me sentindo preparada, apesar do nervosismo”, conta a estudante, que é de Ponta Grossa e realizou a prova em Irati.

Cassiano Roberto Rodrigues de Souza está no seu primeiro vestibular. Há seis meses, ele vem se preparando para o processo seletivo através do Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro e idealiza o curso de Publicidade e Propaganda, em Guarapuava.

“Estou nervoso, mas tem que ter esperança para passar. Meu irmão fez publicidade e o meu sonho desde pequenininho era fazer publicidade também”, conta.

Baixo índice de ausentes

No decorrer da semana, a Unicentro recebeu vários pedidos de adiamento das provas, devido a problemas ocasionados pelas fortes chuvas em algumas cidades, o que não foi possível pela falta de datas disponíveis. “Infelizmente em função da falta de calendário, nós não conseguimos alterar o vestibular de hoje.

Ficamos preocupados, nos solidarizamos com todos os moradores aqui do nosso estado que foram afetados, mas tivemos que manter a prova e está ocorrendo tudo dentro da normalidade e com um índice bastante baixo de ausentes”, afirmou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Neste ano, o Vestibular da Unicentro teve um índice de ausentes de 7,93%, o mais baixo dos últimos quatro anos.

Para o reitor Fábio Hernandes, é uma alegria ver a grande procura pelos cursos da Unicentro e receber os aprovados na sua nova casa pelos próximos anos. “Nós estamos muito felizes e esperando os nossos futuros estudantes das nossas mais de 60 ofertas distintas.

Estamos bastante felizes com a procura e esse estudante que está chegando na nossa Unicentro pode ter a certeza que é uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Uma universidade onde seus cursos estão todos acima da média nacional e são cursos de excelência, que formam grandes profissionais e grandes cidadãos”, celebrou o reitor.

Os candidatos tiveram cinco horas para responder as 60 questões de múltipla escolha e escrever uma redação, que deveria ser redigida em um dos três temas propostos.

O primeiro tema trazia uma reportagem sobre o futuro do trabalho na era da Inteligência Artificial e convidava os vestibulandos a responderem à seguinte questão: “À medida que a tecnologia avança, o que podemos esperar da integração entre humanos e máquinas?”.

Também com base em uma reportagem, os candidatos que escolheram o segundo tema poderiam elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre as ações a serem implementadas pelas políticas públicas de promoção de saúde para que o terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU seja alcançado, ou seja, a garantia da saúde e do bem-estar de toda população.

Já na terceira opção, o candidato deveria ler um texto e analisar uma charge para escrever uma redação sobre o que fazer para limitar os efeitos das altas temperaturas na saúde, nos ecossistemas e na economia.

Resultado e gabarito

Depois de finalizadas as provas, os candidatos aguardam o resultado do processo seletivo, que será divulgado no dia 1º de dezembro, junto com o boletim de desempenho.

O gabarito provisório está previsto para ser publicado no site e redes sociais da Unicentro na tarde de segunda-feira (16).

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
10º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Neblina
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires