Conhecimento agropecuário e integração são destaques na Winter Show em Guarapuava

18 de outubro de 2023 às 08:27

A busca incessante pelo conhecimento e pela integração entre fornecedores, produtores e consumidores foi destacada nesta terça-feira (17) na abertura da Winter Show, evento promovido pela Cooperativa Agrária, em Entre Rios, no município de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado.

O evento completa 20 anos tendo como objetivo a difusão de tecnologias e pesquisas sobre culturas de inverno, particularmente trigo e cevada.

A Agrária, em parceria com a empresa alemã Ireks, está investindo R$ 500 milhões para produzir malte especial. A nova indústria será levantada ao lado de outra maltaria da Agrária, com previsão de iniciar a operação em 2026.

Os maltes especiais são importados hoje para abastecer o mercado nacional. A previsão é gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos.

“Precisaremos de mais cereais de inverno”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Esta região de Entre Rios é diferente, onde se faz uma das melhores agriculturas do Brasil, fruto de investimento em ciência, em conhecimento, em inovação”.

Segundo ele, muito disso se deve aos 20 anos do evento da Winter Show. “É um ambiente para bem decidir a produção, para aprender um pouco todo dia sobre fazer mais e melhor com menos”, afirmou Ortigara.

O presidente da Agrária, Adam Stemmer, salientou que o evento foi criado com base  em dois princípios: ter cunho técnico e ligar cadeia de fornecedores, produtores e clientes. “Esses princípios continuam vivos e sendo cumpridos”, reforçou. De acordo com ele, a própria cooperativa também se move nesse sentido. “Todas as indústrias têm contrato de longo prazo com os clientes, o que possibilita novos negócios”, disse.

CULTURAS DE INVERNO – Historicamente o Paraná é grande produtor de culturas de inverno. Na safra passada foram produzidas 334,6 mil toneladas de cevada em 84,6 mil hectares. Na nova safra, a previsão é de 396,6 mil toneladas em 87,1 mil hectares.

O trigo ocupou 1,2 milhão de hectares na safra 2021/22 com produção de 3,5 milhões de toneladas. No ciclo que está sendo colhido agora, a estimativa neste momento é de 4,1 milhões de toneladas. As aveias branca e preta devem render 520 mil toneladas, enquanto canola, centeio e triticale somam 46,5 mil toneladas.

EVENTO – O Winter Show 2023 é promovido pela Agrária e pela Fundação Agrária Pesquisa Agropecuária (Fapa). Entre os dias 17 e 19 de outubro,  o público terá contato com dezenas de expositores que oferecerão soluções para o agronegócio, além de palestras e cursos.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
10º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Neblina
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires