Palácio Iguaçu recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná

25 de outubro de 2023 às 09:10

O Palácio Iguaçu recebeu nesta terça-feira (24) a imagem de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A visita deu início à peregrinação da imagem que antecede a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, comemorada em 15 de novembro, em Paranaguá, no Litoral do Estado.

A imagem e os fiéis que a acompanharam foram recebidos por autoridades do governo estadual e pelo padre José Aparecido Pinto, pároco da capela do Palácio Iguaçu.

Após a recepção, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, celebrou uma missa na Capela da sede do governo estadual. “Estar aqui na sede do Governo do Estado é muito simbólico, pois trazemos a memória de todas as cidades do Paraná, já que a Senhora do Rocio é padroeira de todas elas. Aqui a gente traz em mente que essa benção se espalhe por todos os municípios”, afirmou.

A peregrinação da imagem é uma tradição anual que antecede a comemoração do dia da padroeira. Além disso, a festa conta com uma programação de missas, novenas e celebrações que acontecem em Paranaguá de 4 a 19 de novembro. A expectativa é que a festa receba mais de 200 mil romeiros. “A festa deste ano será a primeira depois de vários anos de dificuldades, como a pandemia, por exemplo. Então esperamos a participação de muita gente, especialmente no dia 15″, disse padre Dirson Gonçalves.

PROGRAMAÇÃO – Entre os principais eventos previstos estão a Cavalgada da Fé e a Moto Romaria, que acontecem em 5 de novembro; a Romaria das Crianças e a Romaria Motorizada, ambas no dia 11, e as romarias Marítima e Ciclística, em 12 de novembro.

No dia15 de novembro acontece a tradicional Procissão Solene, em que os fiéis saem do Santuário do Rocio e caminham até a Catedral de Paranaguá.

No dia seguinte é feita a Procissão Luminosa do Retorno, com saída da Catedral em direção ao Santuário. “Esperamos que venham pessoas de todo o Paraná para uma festa muito bonita, que neste ano terá uma roupagem nova, já que temos uma praça em frente ao santuário que foi revitalizada com recursos do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

A obra feita na Praça Padre Thomas Sheehan, fruto de um investimento de cerca de R$ 2 milhões, envolveu a substituição dos pisos novos, que são permeáveis e possuem sistema tátil para cegos, meio-fio de concreto, novos bancos, bicicletários, lixeiras, luminárias, comunicação visual e paisagismo.

PADROEIRA – A devoção à Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, quando Paranaguá foi elevada à vila. Os registros históricos indicam que, durante uma pesca na Baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, levou-a para casa e começou a rezar para ela. Depois, a imagem foi nomeada Nossa Senhora do Rocio.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na missa na Capela do Palácio Iguaçu o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; o secretário da Comunicação, Cleber Mata; a controladora-geral do Estado, Luciana Silva Azevedo; o prefeito de Goioerê, Roberto dos Reis de Lima; e prefeita de Astorga, Suzia Zanata.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná
  • Servidor de Guarapuava publica pesquisa sobre governança pública digital
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo