O Coritiba perdeu mais um jogo no Campeonato Brasileiro. Jogando na Vila Belmiro, o Coxa foi derrotado pelo Santos por 2×1, na noite desta quinta-feira (26).
O resultado deixa o time a 13 pontos da saída da zona de rebaixamento, a apenas nove rodadas do final da competição.
E os gols sofridos ainda colocaram esta equipe com a pior defesa da história do clube. Nunca o Alviverde sofreu tantos gols em uma mesma competição.
É verdade que o Coritiba tem do que reclamar. Afinal, o capitão Willian Farias foi expulso em uma jogada no mínimo duvidosa. Mesmo assim, o Coxa recuou demais, principalmente no segundo tempo.
Na etapa inicial, logo nos primeiros minutos Marcos Leonardo abriu o placar e Robson empatou. Pressionado, o Alviverde acabou sofrendo mais um do camisa 9 do Santos, que foi o melhor em campo.
A próxima partida do Coritiba no Campeonato Brasileiro será no domingo (29), às 18h30, contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 30ª rodada da competição.
Depois, o Coxa volta para o Couto Pereira, na quarta-feira (1), enfrentando o Grêmio às 20h, e segue em casa para encarar o Goiás no domingo (5), às 18h30. Já o Santos tem clássico diante do Corinthians no domingo, às 18h30, na Neoquímica Arena.
Com apoio da torcida, o Santos partiu com tudo para cima. Com menos de um minuto, Gabriel já tinha feito um milagre na bicicleta de Marcos Leonardo. E aos três o gol saiu, no escanteio de Lucas Lima que encontrou Joaquim livre para abrir o placar.
Só que na saída de bola Victor Luís cruzou e Dodô cometeu pênalti. Após cinco minutos de VAR, Robson cobrou e deixou tudo igual. E aos 16 Matheus Bianqui marcou, mas Slimani estava impedido. O jogo era frenético e dramático. E imprevisível.
Taticamente, o jogo era confuso. O Coritiba posicionava Sebastián Gómez mais à frente, numa linha com Marcelino Moreno e Robson.
Mas esta estrutura dependia de uma marcação adiantada, e o Coxa passou o primeiro tempo dando campo para o Santos. E é uma estratégia de risco, porque toda hora a bola passava pela área. E Marcos Leonardo teve duas chances claríssimas de recolocar os donos da casa à frente.
Só que o primeiro tempo acabou com Willian Farias expulso ao levar o segundo cartão amarelo.
Thiago Kosloski resolveu mexer no intervalo, tirando os dois atacantes, Robson e Slimani, colocando Reynaldo e Bruno Gomes.
O Coritiba ia sem ataque para a reta final. Sem precisar marcar ninguém, até os zagueiros do Santos foram para frente. A defesa alviverde era simples – duas linhas defensivas bem próximas da área e Moreno ficando à frente.
A bola ficava a maior parte do tempo no campo de defesa do Coxa. E o risco era grande. Lucas Lima acertou a trave e Gabriel fez ótima defesa em chute de Marcos Leonardo.
Com Fransérgio e Maurício Garcez nos lugares de Marcelino e Matheus Bianqui, o Coritiba tinha espaço para contra-atacar, mas não o aproveitava.
E, todo recuado, era alvo de cruzamentos e mais cruzamentos. Num deles, com mais jeito do que força, Soteldo colocou na cabeça de Marcos Leonardo, que marcou o segundo do Santos.
O gol que marcou o time do Brasileirão de 2023 com a pior defesa da história de 114 anos do Coxa. E que selou mais uma derrota alviverde.
Fonte Banda B