Congresso da CGE reunirá especialistas em combate à corrupção e governança pública

6 de novembro de 2023 às 16:16

Especialistas em áreas relacionadas ao enfrentamento à corrupção vão se reunir no Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado. O encontro será nos dias 20 e 21 de novembro e as inscrições, abertas a gestores e ao público em geral, podem ser feitas pela internet.

O Congresso compreende o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria, além de homenagens relativas aos 10 anos da CGE e aos servidores que se destacaram em 2023. As palestras e painéis terão participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de debate sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, explicou que o evento foi organizado com o objetivo de expor as atuais estratégias para aprimorar a gestão pública e combater a corrupção. “O compromisso da CGE em sua história é fomentar boas práticas que preservem o Estado de atos ilícitos e lesivos ao erário e adotar e incentivar ferramentas de controle da administração pública”, afirmou.

ESPECIAL – O único convidado a não atuar em áreas relacionadas ao controle da gestão pública é Marcos Piangers, com a palestra “Protagonismo e felicidade: a mudança que você faz no mundo”. O escritor já vendeu meio milhão de livros, no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e é seguido por 6 milhões de pessoas nas redes sociais. Ele também já foi palestrante do TEDx por cinco vezes, e seu livro “O Papai é Pop” foi adaptado para o cinema em 2022.

Piangers falará no segundo dia do congresso. “Em todos os eventos trazemos uma palestra que nos instigue a questionar nosso modo de viver ou de ver o mundo. Abordagem distintas das que vivemos no dia a dia ajudam a abrir a criatividade para novas ideias e colaboram para nossa saúde mental”, comentou Luciana.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia do congresso, serão tratados modelos de implantação da LGPD no setor público, pelo advogado Rodrigo Pironti de Castro; e o tratamento de denúncias, pelo corregedor Gilberto Waller Júnior, da Procuradoria-Geral Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União. O painel do dia abordará saúde mental, violência contra a mulher e igualdade racial.

O dia seguinte começa com o debate sobre uso de tecnologia na governança pública, pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, Wesley Vaz Silva. Depois, seguem-se os painéis sobre compliance, os 10 anos da Lei Anticorrupção, e o papel da Ouvidoria no combate ao assédio.

O evento será realizado no auditório Mário de Mari, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), das 9h às 18h. A programação completa, com link de inscrição e localização podem ser consultados na página do Congresso, no site da CGE.

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
12º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná
  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas