Orientação sobre os cuidados com os alimentos e água após enchentes e quanto à leptospirose.

9 de novembro de 2023 às 14:13
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados a serem tomados com os alimentos que tiveram contato com as águas da enxurrada/enchente, com o consumo de água humano, bem como medidas preventivas contra a leptospirose.
– Cuidados com Alimentos:
Descarte Alimentos Contaminados;
Lave e Desinfete Utensílios de Cozinha;
Evite Consumir Alimentos de Origem Desconhecida;
– Cuidados com a Água:
Ferva a Água antes de consumir;
Filtre a água;
– Prevenção da Leptospirose: A leptospirose é uma doença séria transmitida pela urina de animais infectados, comuns em áreas alagadas. Para prevenir a leptospirose:
Evite Contato com Água Contaminada;
Higiene Pessoal: Lave cuidadosamente as mãos e o corpo com água e sabão após qualquer exposição à água da enchente.
Busque Atenção Médica: Se você desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular ou outros sintomas suspeitos após a exposição à água da enchente, busque atenção médica imediatamente. O diagnóstico precoce é fundamental.
Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE
  • Escolas de 11 cidades da região de Ponta Grossa recebem cartilhas sobre turismo
  • Mãe é mãe! Galinha enfrenta frio de -4,2ºC em São Mateus do Sul para proteger os filhotes