Paraná Faz Ciência recebe mais de 20 mil visitantes em cinco dias de evento

13 de novembro de 2023 às 16:18

A organização da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), fechou o primeiro relatório contabilizando os números do evento que movimentou toda a comunidade científica do Estado entre 6 e 10 de novembro. Foram mais de 20 mil visitantes presenciais, considerando 12 mil estudantes da rede básica de ensino que participaram das atividades, conferindo sobretudo a Mostra Interativa.

O Paraná Faz Ciência envolveu 1.500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes e 397 monitores e guias. Entre os visitantes, 1.400 conferiram as visitas técnicas nos ambientes especializados da UEL, o que corresponde a 360 horas de atividade. Cerca de 2.300 pessoas trabalharam durante o evento, entre as quais 30 membros na comissão organizadora e cerca de 100 servidores e professores da UEL nas equipes de apoio. O destaque ficou por conta da Mostra Interativa de Projetos, que recebeu 650 expositores, com 240 projetos apresentados, totalizando 500 horas.

A reitora Marta Favaro classificou os resultados do Paraná Faz Ciência como espetaculares. Segundo ela, a comunidade universitária pôde demonstrar o que faz de melhor. “Tivemos a oportunidade de apresentar o processo de formação, inovação, tecnologia. Foi um momento oportuno para todas as instituições de ensino interagirem entre si e de trazerem para a UEL os estudantes da educação básica, além da comunidade de Londrina e região”, afirmou.

A reitora destacou ainda a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação, que puderam trocar informações sobre suas áreas de atuação, o que representou uma experiência importante para a construção de redes de conhecimento. Ela afirmou ainda que a feira conseguiu demonstrar o quanto as universidades são imprescindíveis para sustentar o desenvolvimento econômico, cultural e social do Paraná e do país.

O Paraná Faz Ciência 2023 é foi iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Agência Araucária, Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina. A próxima edição do evento será na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra