Fórum paranaense de comitês de bacias hidrográficas convoca última reunião de 2023

14 de novembro de 2023 às 13:42

O Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza nesta sexta-feira (17), a partir das 9 horas, sua 5ª reunião ordinária, encontro que encerrará as atividades de 2023. Na quinta-feira da semana seguinte (23), às 9h30, será a vez do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Norte Pioneiro ter a última reunião do ano. Ambas serão transmitidas ao vivo no canal do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraná no Youtube.

Na agenda do Fórum está a palestra “Bacia Hidrográfica Resiliente em Afogamento: Uma nova estratégia”, a ser proferida pelo tenente-coronel Antônio Shinda, do Corpo de Bombeiros do Paraná. Também estará na pauta a moção de manifestação contrária à manutenção dos artigos 2º e 3º do Projeto de Lei nº. 2.918/2021, que diz respeito à distribuição da compensação financeira pelo uso de recurso hídrico para geração de energia, além de informações sobre o Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Sul (Ercob) 2024.

Já o CBH Norte Pioneiro, que engloba os rios das Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2, terá como foco de discussão as diretrizes para o próximo ano e compartilhamento de experiências adquiridas em 2023.

FÓRUM – O Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas é formado pelo conjunto dos comitês legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH/PR. Atualmente, o Fórum é composto pelos presidentes e vice-presidentes dos 11 comitês de bacias hidrográficas ativos e em operação no Paraná.

COMITÊS – Os Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR). Eles têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação garantindo o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

São constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e sociedade civil organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos Recursos Hídricos.

O Instituto Água e Terra (IAT) é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

O Paraná conta com 11 comitês: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2 e Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu.

Prudentópolis
10º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
10º
Parcialmente nublado
Curitiba
Neblina
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
10º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra