Paraná e o estado paraguaio do Alto Paraná firmam parceria para colaboração em saneamento

14 de novembro de 2023 às 13:58

O Paraná e o estado paraguaio do Alto Paraná firmaram parceria para colaboração técnica em saneamento e sustentabilidade. Nesta terça-feira (14), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o governador Cesar Torres assinaram um memorando de entendimento entre os dois governos, que prevê parcerias entre a Sanepar e a Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap).

Pelo acordo, a Sanepar poderá elaborar diagnósticos, projetos de pesquisa e estratégias interinstitucionais com a empresa de saneamento do país vizinho. “É um orgulho poder firmar uma parceria para levar o conhecimento, a experiência e a eficiência da Sanepar para o Paraguai, começando pelo estado do Alto Paraná. Aqui no Brasil, o Paraná está muito avançado nesta questão, com 83% do esgoto coletado e 100% desta coleta passando por tratamento. Por isso, estamos trabalhando parcerias para poder compartilhar esta experiência”, afirmou o governador.

O acordo é um desdobramento da missão do Governo do Paraná no Paraguai, realizada em agosto, durante a posse do presidente Santiano Peña, que teve como objetivo estreitamento das relações entre o país vizinho e o Estado.

O documento assinado abre possibilidade para políticas de colaboração entre os dois estados, com intercâmbio de informações, tecnologias e serviços, principalmente envolvendo projetos de infraestrutura e sustentabilidade.

“A Sanepar é reconhecida como uma referência na América do Sul pelo alto grau de qualidade nos seus projetos de saneamento, tanto na parte de obras, mas também na parte de gerenciamento e tratamento dos resíduos. O Paraguai quer muito evoluir nessa questão do saneamento básico e nós estamos aqui para colaborar”, disse Ratinho Junior.

As primeiras parcerias técnicas devem ser desenvolvidas, inicialmente, no estado do Alto Paraná, cuja capital é Cidade de Leste, pela proximidade e também semelhanças com o Paraná.

“Temos muitas características similares quanto à agricultura, ao solo, aos recursos naturais. Por isso é muito importante que uma empresa como a Sanepar, que nos últimos anos vem fazendo um trabalho muito importante no tratamento de água e no saneamento, possa compartilhar seu conhecimento conosco”, afirmou o governador de Alto Paraná, Cesar Torres.

EXPERIÊNCIA – Uma das parcerias estudadas pelos dois estados prevê que a Sanepar colabore com a Essap produzindo um diagnóstico sobre os investimentos programados pela companhia paraguaia. “Podemos oferecer nossa experiência para ajudá-los a programar os investimentos. Em um segundo momento, esta relação pode avançar para uma parceria empresarial, com a Sanepar levando seus serviços para o Paraguai”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

A aproximação entre as companhias é fruto do reconhecimento dos resultados e do trabalho desempenhado pela Sanepar. No início de novembro, a experiência da empresa paranaense foi compartilhada com a Embaixada da Bolívia para a adoção de processos de melhoria na gestão da água no país.

Neste ano, a Sanepar também foi reconhecida como a melhor empresa de saneamento do Brasil pelo Prêmio Valor 1000  e como a empresa de infraestrutura mais inovadora do País pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Prudentópolis
12º
Tempo nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo nublado
Guarapuava
10º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Neblina
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • Paraná fecha primeiro semestre com saldo positivo de 68 mil empresas
  • Atenção, Prudentópolis! O número do SAMU mudou!!
  • 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação é realizado pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
  • Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses; turismo é destaque
  • Defesa Civil mostra como será teste de alerta climático em duas cidades do Paraná; veja vídeo
  • Piana destaca fortalecimento do turismo do Paraná com novo voo Curitiba-Buenos Aires