Paraná participa do maior evento sobre energias renováveis da América Latina

14 de novembro de 2023 às 15:29

O Paraná participa da 10ª edição do Fórum de Biogás, realizada em São Paulo nesta segunda e terça-feira (13 e 14), considerado o maior evento do setor da América Latina. Técnicos da secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) estão no encontro que reúne instituições e empresas para discutir temas relacionados à cadeia produtiva de energia renovável, com destaque para biogás e biometano no Brasil.

Organizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), este é o primeiro evento internacional do setor no país e conta com palestrantes e comitivas estrangeiras. O objetivo principal é promover a conexão entre representantes de entidades públicas e empresas privadas, apresentando as tendências do setor e buscando oportunidades para impulsionar negócios e desenvolvimento sustentável.

Os profissionais da Seic, participam, principalmente das discussões sobre temas como produção, benefícios e consumo do biogás e biometano, já que o Paraná emerge como um potencial líder no cenário destes dois produtos, com cerca de 70% do território propício para a produção dos biocombustíveis.

Gustavo Wolff, diretor de Fomento da Pasta, destaca a expectativa de explorar as possibilidades de diversificação da produção de biogás e biometano, e impulsionar negócios em todo o Paraná. “A ampla gama de produtos e subprodutos provenientes do refinamento do biogás e biometano, que abarca desde o hidrogênio verde até hidrocarbonetos sustentáveis, representa uma oportunidade significativa para a expansão deste mercado”, destacou.

Para ele, o evento representa uma oportunidade para a troca de experiências entre empresas e agentes de diversos setores. “O avanço do setor no Brasil e as oportunidades e desafios para o mercado regional são tópicos de relevância que são discutidos aqui. São tendências para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade”, disse ele.

REFERÊNCIA – O destaque do Paraná no cenário de biogás e biometano se deve especialmente às sobras da produção animal na Região Oeste. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Ricardo Barros, enfatiza o compromisso do Governo do Estado em transformar resíduos em fonte de energia, dada a liderança na produção de frangos e a segunda colocação em suinocultura.

“Estamos trabalhando ativamente em ações que permitam a produção e comercialização de biogás e biometano, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a matriz energética do país. Nosso compromisso é impulsionar iniciativas que explorem todo o potencial desses biocombustíveis, incentivando a inovação e a adoção de tecnologias limpas para um futuro mais sustentável”, afirmou.

FÓRUM – O Fórum do Biogás chega a sua 10ª edição, desta vez comemorativa aos 10 anos de atuação da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), com o apoio da World Biogas Association (WBA).

A ABiogás conta com mais de 150 empresas associadas que representam todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento de biogás. O objetivo é aumentar a participação do biogás na matriz energética brasileira.

Prudentópolis
32º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
29º
Parcialmente nublado
Guarapuava
28º
Tempo limpo
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
32º
Parcialmente nublado
União da Vitória
32º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sra. Lucia Zubek.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Teodoro Haidamacha, aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do Sr. Alcides Thimoteo aos 85 anos de idade.
  • Consulta pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024
  • Encontro estadual de bombeiras discute atuação das mulheres nas forças de segurança
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Arestides Pereira, aos 76 anos de idade
  • Festa em homenagem a São Nicolau em Marcondes 2ª Linha vai movimentar Prudentópolis neste fim de semana
  • Agepar e universidade portuguesa firmam parceria para intercâmbio de conhecimentos
  • Sanepar pode ter 2ª planta do mundo de hidrogênio renovável em parceria com empresa alemã