Congresso da CGE reúne 800 pessoas em Curitiba e reforça combate à corrupção

20 de novembro de 2023 às 15:44

O primeiro dia do Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado reuniu nesta segunda-feira (20) cerca de 800 pessoas de vários municípios paranaenses. O ciclo de debates e painéis segue até terça-feira (21), no auditório da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba. O evento inclui o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, abriu o encontro com homenagem aos 10 anos da CGE. Ela afirmou que, a partir da gestão do governador Ratinho Junior, a CGE ganhou corpo e força para oferecer mais que controle interno, sindicâncias e correição administrativa. “Hoje, a CGE é parceira da administração e dos gestores na busca por soluções e no estabelecimento de uma governança responsável e consciente”, declarou.

A controladora-geral explicou que a Controladoria concebeu o congresso para colaborar com a consolidação da cultura da ética e da cooperação para o benefício da população. “Com a participação de especialistas, gestores públicos e acadêmicos, o Congresso busca fomentar e debater sobre temas como transparência, ética, gestão de risco, controle interno, visando sempre o aprimoramento de eficiência e efetividade das políticas públicas”, completou.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, reforçou a importância do Congresso acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra, lançando o vídeo produzido para combater o racismo no Paraná. “É uma iniciativa que marca um passo significativo no combate ao racismo, com o objetivo de educar e capacitar a população a identificar e denunciar racismo como um crime grave”, disse.

O chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, disse que a CGE tem sido motivo de orgulho para todos os paranaenses. “A equipe dedica seus esforços, dia após dia, no cuidado da máquina pública, no combate à corrupção, no estímulo a transparência e também no atendimento da nossa população, de maneira rápida e eficaz”, declarou.

ESTANDES – Durante o evento, a CGE, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa e a Celepar mantêm estandes em que apresentam serviços e produtos úteis para prefeituras e agentes de controle interno.

Uma parceria com o Centro Universitário Univel também possibilita a participação de acadêmicos com painéis de pesquisas. Esses trabalhos foram selecionados e ficam expostos no saguão. O objetivo, de acordo com Luciana Silva, é incentivar produção acadêmica e estabelecer parceria com os alunos de mestrado para que conheçam as atividades da CGE e desenvolvam pesquisas.

LGPD  A primeira palestra do dia foi do advogado Rodrigo Pironti, que explicou como aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no serviço público. Para ele, a lei, que começou a vigorar em 2018, ainda é vista com certo exagero quanto a colher informações. Pironti afirmou que processo de gestão de risco é o primeiro passo para se começar o processo de adequação à LGPD, para depois falar em políticas de proteção e gestão dos processos.

“A LGPD não é um bicho de sete cabeças, a preocupação é muito mais de organização e adequação. É preciso ter métrica, é preciso entender qual é a realidade e cada cenário de adequação, seja nos municípios, nas estatais, nos estados, para que a gente consiga estruturar um bom processo de adequação à proteção de dados”, afirmou.

Prudentópolis
33º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
30º
Tempo nublado
Guarapuava
28º
Tempo limpo
Curitiba
29º
Parcialmente nublado
Londrina
33º
Parcialmente nublado
União da Vitória
33º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Casal Elde Mateus Mizel de 29 anos e Lindi Inês Lopes Rodrigues de 22 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sra. Lucia Zubek.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Teodoro Haidamacha, aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • Produtores de Pinhalão e São Jerônimo da Serra ganham Café Qualidade Paraná 2023
  • Consulta pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024
  • Encontro estadual de bombeiras discute atuação das mulheres nas forças de segurança
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Arestides Pereira, aos 76 anos de idade
  • Festa em homenagem a São Nicolau em Marcondes 2ª Linha vai movimentar Prudentópolis neste fim de semana
  • Agepar e universidade portuguesa firmam parceria para intercâmbio de conhecimentos