Governo e Landis+Gyr firmam compromisso para novos projetos de obras na saúde

21 de novembro de 2023 às 14:33

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Fazenda (Sefa), formalizou nesta segunda-feira (20) a assinatura de um Termo de Reinvestimento com a empresa Landis+Gyr do Brasil pelo programa Paraná Competitivo, no valor de R$ 1,3 milhão, para elaboração de projetos de obras da saúde. A concretização das obras será realizada com outros recursos (próprios ou convênios).

Os projetos contemplam a reforma do prédio onde funciona o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) em Apucarana; Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) Tipo III de Goioerê e Pitanga; novas maternidades nos municípios de Reserva e Bela Vista do Paraíso e a reforma do prédio próprio da Sesa, localizado no Centro de Curitiba, onde funcionam a Central de Transplantes (CET) e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

“Somos um governo que tem vários braços, e este projeto faz parte de um conjunto de ações para garantir melhorias e dar mais dignidade para as pessoas, fazendo com que elas não precisem se deslocar por horas para realizar um exame ou fazer um acompanhamento médico”, disse o vice-governador Darci Piana.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que esses projetos serão utilizados futuramente como base para outras regiões. “Essas obras são muito importantes para atender de forma microrregional, e esses municípios receberão esses pilotos. Logo queremos levar para outros municípios. Esse já era um compromisso e agora estamos formalizando para regionalizar ainda mais a saúde do Paraná”, disse.

Com o reinvestimento realizado por empresas enquadradas no programa de incentivo fiscal do Estado, a Sesa garante mais agilidade na elaboração dos projetos, considerando que estes escritórios possuem experiência com projetos e obras na área da saúde. Após a entrega dos projetos, serão realizados convênios e licitações para dar início a execução das obras.

“Viabilizamos estes termos de reinvestimentos e com isso é possível atender os projetos das secretarias”, afirmou Celso Ademir Chiquim, analista do setor de assuntos econômicos e tributários da Sefa.

OBRAS  No Cisvir em Apucarana, o projeto da nova obra contempla uma nova área de 900 m² e conta com 13 novos consultórios que possibilitarão mais de nove mil atendimentos a mais por mês, implementação de um centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas e toda infraestrutura necessária para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região.

O AME Tipo III funcionará como uma policlínica municipal em Goioerê e Pitanga, proporcionando atendimento ambulatorial em várias especialidades, com consultórios médicos multiprofissionais, atendendo uma média de cinco mil pacientes por mês, em uma área de aproximadamente 1.014 m² cada.

Já os projetos das novas maternidades de Reserva e Bela Vista do Paraíso abrangem uma área de 800 m² cada e tem por principal objetivo disponibilizar um ambiente aconchegante, acolhedor e seguro para a gestante e o recém-nascido.

O prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro, falou sobre o projeto e sobre o benefício da nova obra. “Hoje estamos realizando um sonho que não conseguiríamos sozinhos, mas com o apoio do Governo do Estado estaremos ampliando os atendimentos e dando melhores condições de atendimento em saúde para nossa população”, afirmou.

O prédio próprio da Sesa, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, possui cerca de 5.878,97 m² e necessita de reformas na estrutura para abrigar a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), o Centro de Simulação, a CET e o CRIE. A atual ocupação do edifício é a CET e o CRIE que utilizam apenas parte do térreo da edificação.

PARANÁ COMPETITIVO – Ao participar do Paraná Competitivo, cujo objetivo central é atrair investimentos para o Estado, as empresas assumem o compromisso de reinvestir parte dos incentivos fiscais recebidos em ações de cunho social gerenciadas pelo governo. Há duas opções para cumprimento dessa obrigação: mediante depósito na conta corrente do programa, para redistribuição a fundos específicos na forma da legislação, e mediante realização de projetos em ações sociais, ou no desenvolvimento do esporte, da cultura ou da saúde, em conformidade com os programas gerenciais do Estado.

LANDIS+GYR – Por mais de 125 anos, a Landis+Gyr lidera soluções de gerenciamento de energia, oferecendo infraestrutura avançada e tecnologias para redes inteligentes. Seu portfólio ajuda empresas de serviços públicos a aprimorar operações, proteger ativos e reduzir custos, priorizando qualidade, confiabilidade e inovação. Desde 1896, a Landis+Gyr é pioneira em sistemas de medição inteligente, fornecendo soluções adaptadas aos desafios específicos de cada cliente.

“Estamos felizes em formar mais essa parceria. Nossa empresa tem o perfil de atuar bastante com a sociedade, e estes projetos têm uma relação muito grande com o que já fazemos e agora contribuindo com a Sesa ficou melhor ainda”, disse Edinaldo Sousa Pinto, diretor financeiro e tributário da Landis+Gyr, que participou da assinatura.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução