Em Guarapuava, evento orienta empresários sobre como reduzir custos com o mercado livre de energia

23 de novembro de 2023 às 15:22

Com expansão do ambiente de contratação livre, consumidor escolhe de quem comprar energia e pode economizar até 35% na conta

Na próxima semana, empresários de Guarapuava poderão tirar dúvidas sobre o mercado livre de energia e aprender como é possível economizar até 35% na conta de luz com a mudança das regras, que passam a valer a partir de 2024. No dia 29 de novembro, quarta-feira, uma equipe de especialistas da Copel vai fazer uma apresentação e explicar o que é e como funciona o mercado livre de energia, além de dar orientações e tirar dúvidas dos clientes que têm interesse em migrar para esse modelo de compra de energia. O evento é organizado na Casa da Indústria do município pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Economia e mais liberdade para comprar energia 

O mercado livre de energia é um ambiente em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica e têm liberdade para acordar preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento. Esse sistema se diferencia do mercado tradicional cativo, pelo qual a maioria dos clientes compra energia das distribuidoras. Na prática, com a migração para o ambiente de contratação livre, é possível economizar até 35% na conta de luz.

No mercado livre, os consumidores podem escolher de quem vão comprar energia, o que torna o mercado mais diversificado e competitivo e leva a uma redução de preços e a um aumento na eficiência das comercializadoras, que vendem energia aos consumidores. Além disso, os preços são pré-definidos em contrato, o que permite que os clientes possam planejar seus gastos com energia e se proteger de oscilações no custo deste insumo, de reajustes do mercado cativo e de mudanças das bandeiras tarifárias.

Mudança nas regras beneficia pequenas e médias empresas 

Atualmente, o mercado livre de energia é limitado aos clientes atendidos em alta tensão que contratam, no mínimo, 500 quilowatts (kW) de demanda. A partir de 2024 essa limitação deixará de existir e todos os consumidores que são atendidos em alta tensão – que possuem transformador próprio e são conhecidos como grupo A – poderão migrar para o ambiente de contratação livre.

Essa ampliação vai beneficiar pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues, farmácias, postos de gasolina, salões de beleza e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.

Mercado Livre no Paraná 

Das 3,2 mil unidades consumidoras industriais no Paraná que estavam aptas, cerca de 2,8 mil já migraram para o ambiente de contratação livre, o que representa 90% do total. A partir do próximo ano, outras 12.800 unidades consumidoras do Paraná poderão migrar para o mercado livre de energia.

“Esses números demonstram a atratividade e o diferencial competitivo dos preços de energia no mercado livre em relação ao regulado”, ressalta João Acyr Bonat, superintendente de Clientes de Energia da Copel. Ele explica que, com a migração, “os novos consumidores terão a opção de compra no modelo varejista, o qual simplifica as exigências e facilita a participação no mercado livre.

SERVIÇO – Como funciona o Mercado Livre de Energia – Guarapuava

Local – Casa da Indústria – Rua Brg. Rocha, 1967 – 3 Andar

Data – 29/11/2023 (quarta-feira)

Horário – 9h

Para se inscrever, clique aqui

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná