A médica pneumologista Josiane Marchioro estará na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (27) para falar sobre os perigos da nova onda tabagista gerada pela popularização dos cigarros eletrônicos.
A proposição é da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). A data foi escolhida em alusão ao dia de combate ao câncer infanto-juvenil, 23 de novembro.
“Aparentemente inofensivos e de fácil acesso, os cigarros eletrônicos conquistaram uma legião de adeptos, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.
Sabemos que eles causam uma série de danos à saúde e aumentam o risco de dependência a longo prazo. A sociedade como um todo precisa estar informada e alerta”, defende a deputada Cristina.
A explanação de Josiane Marchioro, que é responsável pelo ambulatório de tabagismo do Hospital de Clínicas e diretora do Departamento de Comunicação Social Paranaense de Pneumologia, será no grande expediente da sessão plenária, às 14h30.
Ela vai apresentar dados sobre a concepção, composição, comercialização e regulamentação dos cigarros eletrônicos, além de um panorama das principais doenças relacionadas ao tabagismo.