Audi vai apoiar Governo do Estado em projeto de centro de inovação

27 de novembro de 2023 às 13:38

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou a sede global da Audi nesta segunda-feira (27) em Ingolstadt, na Alemanha, e convidou a empresa para participar de um novo projeto com foco em inovação que está sendo construído pelo Governo do Paraná.

A ideia é montar um grande centro de incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico em Curitiba. Além da Audi, o projeto deve reunir outras empresas que desenvolvam projetos inovadores em parceria com a iniciativa pública e universidades. A empresa tem sede em São José dos Pinhais e demonstrou interesse no projeto.

A iniciativa tem como inspirações o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, que reúne mais de 40 empresas e startups em um antigo complexo industrial, e o Taguspark, que é o maior centro tecnológico de Portugal, abrigando 160 empresas e 26 startups.

A Audi também reafirmou o compromisso de continuar investindo em projetos sociais do Paraná. O acordo, que garante a manutenção do programa Crianças no Teatro, foi renovado na reunião entre o governador e os executivos globais da montadora. Ele tem o objetivo de promover a inclusão social das crianças, além de o descentralizar o acesso à acultura, levando espetáculos a diferentes regiões do Paraná. Com o compromisso renovado, o programa deve levar, ao todo, mais de 120 mil crianças da rede pública de ensino a espetáculos teatrais em várias cidades do Paraná.

Na primeira fase do projeto, 68 mil estudantes de 6 a 12 anos participaram do Crianças no Teatro em 18 cidades. Para a segunda fase, a expectativa é que mais 60 mil alunos sejam levados aos espetáculos ao longo do primeiro semestre de 2024. Em agosto, a Audi do Brasil também firmou um termo de parceria para realizar uma reforma estrutural no telhado do Centro Cultural Teatro Guaíra. O investimento, de R$ 1 milhão, será usado para uma obra de impermeabilização de 17 mil metros quadrados do complexo para evitar goteiras e infiltrações.

“A Audi demonstrou uma sensibilidade muito grande ao reafirmar este compromisso com a cultura, a inovação e o futuro do Paraná”, afirmou o governador.

PARCERIA INDUSTRIAL – Na reunião, o CEO da Audi do Brasil, Daniel Rojas, também reafirmou o compromisso industrial entre a empresa e o Estado. Ele lembrou que a empresa investiu cerca de 100 milhões de euros no Paraná em estrutura e sistemas de produção desde que retomou a montagem de veículos na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em 2015. A montadora também projeta a fabricação de um novo modelo de veículo para a planta paranaense da empresa, cujos detalhes serão apresentados no primeiro trimestre de 2024.

AGENDA NA ALEMANHA – A reunião com os executivos da Audi encerra a agenda da comitiva paranaense na Alemanha. Ao longo de uma semana no país europeu, o governador visitou empresas de equipamentos e tecnologia para o setor agrícola e companhias agroindustriais, entre outras companhias, negociando investimentos no Estado.

Entre as agendas estiveram o anúncio de uma parceria entre a Ireks e a Agrária para a construção de uma nova fábrica para a produção de malte para a indústria cervejeira em Guarapuava, fruto de um investimento de R$ 500 milhões. Na visita à Petkus, gigante mundial de processamento de sementes, a companhia manifestou interesse em instalar a sua primeira fábrica brasileira no Paraná. A comitiva ainda visitou as fábricas da Krone e da Horsch, fabricantes de máquinas agrícolas.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Emerson Alexsandro Okaranski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • Concurso com sete vagas na Polícia Penal do Paraná está com inscrições abertas
  • Governo do Estado organiza 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos