Coritiba é rebaixado para a Série B

27 de novembro de 2023 às 10:01

O Coritiba está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A confirmação veio com a derrota para o Fluminense por 2×1, na noite deste sábado (25), no Maracanã.

Apenas nos últimos 20 anos de competições por pontos corridos o Coxa cai pela quinta vez. As anteriores foram em 2005, 2009, 2017 e 2020.

Apesar de confirmado apenas agora, o rebaixamento era esperado, ainda mais se lembrarmos que o Alviverde não saiu uma rodada sequer da ZR neste Brasileirão.

Por sinal, o Coritiba 2023 vai entrar para a história – e pela porta dos fundos. Além de estar no momento com a sua pior campanha nos pontos corridos, o Coxa já detém dois ‘recordes’. Com as 35 rodadas na zona de rebaixamento, o clube passou a ser o que mais frequentou a ZR desde o início do Brasileirão em dois turnos.

E a defesa, que já sofreu …. gols, é a pior dos 114 anos alviverdes. Nunca o time havia sofrido mais de 60 gols em uma única competição. Além disso, o time ainda viveu o maior jejum de vitórias da história, 18 jogos sem vencer.

Estes números mostram a péssima campanha do Coritiba neste Brasileirão – e ainda sem citar a sequência de oito derrotas consecutivas no campeonato.

Por mais que a equipe tenha tido poucos desempenhos satisfatórios no elenco (Robson, Marcelino Moreno) e que o técnico Thiago Kosloski tenha em determinados momentos tirado leite de pedra ao receber um elenco frágil e emocionalmente abalado, o rebaixamento do Coxa é inconstestável. E é o ‘cartão de visitas’ da Treecorp, agora a dona da SAF alviverde.

Coritiba em parafuso

Mas não se pode tirar a responsabilidade dos antigos gestores. Após a morte de Renato Follador e o afastamento de Juarez Moraes e Silva, o Coritiba ficou à deriva, sob comando interino.

Foram os últimos cartolas antes da SAF, e foram – no mínimo – os que assinaram com técnicos como António Oliveira e Antônio Carlos Zago e com uma série de jogadores que fracassaram.

Sem contar erros brutais de avaliação, como com Rodrigo Pinho e Júnior Urso, e a falta de foco que também une Coxa e SAF. Afinal, quando o time claudicava no início do ano surgiu uma inacreditável discussão sobre mudança de escudo, e às vésperas do rebaixamento “vazaram” imagens de um “novo Couto”.

O despreparo dos dirigentes da associação e a qualidade discutível dos gestores da SAF tiveram como ‘cereja do bolo’ o distanciamento dos donos. Os três sócios da Treecorp foram vistos apenas uma vez no Couto Pereira, ofuscados pela presença midiática de Roberto Justus.

E o empresário e apresentador, em um evento fechado, reclamou das cobranças da torcida do Coritiba. Desde que estão a valer no Coxa, nenhum dos principais acionistas deu entrevista, o CEO Carlos Amodeo não responde a todas as perguntas e o executivo Artur Moraes só falou uma vez.

O 2024 alviverde

Rebaixado, o Coritiba terá como grande prioridade de 2024 o retorno à primeira divisão na disputa da Série B. Será a 14ª participação alviverde na Segundona, e o Coxa terá a possibilidade de se tornar o maior campeão da competição – o clube conquistou o troféu em 2007 e 2010.

Nos próximos dias, será conhecido o plano da Treecorp para o ano que vem, em que além da Série B o Cori disputa o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil.

Lembrando que, nas propostas apresentadas ao mercado, o fundo de investimentos prevê o Coritiba entre os dez maiores clubes do País até 2030.

Fonte Banda B

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Chuvas esparsas
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
24º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Emerson Alexsandro Okaranski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • Concurso com sete vagas na Polícia Penal do Paraná está com inscrições abertas
  • Governo do Estado organiza 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos