Sanepar pode ter 2ª planta do mundo de hidrogênio renovável em parceria com empresa alemã

29 de novembro de 2023 às 15:17

A Sanepar pode ter a segunda planta do mundo de hidrogênio renovável em parceria com a empresa alemã Graforce. O termo de parceria entre as empresas foi assinado nesta terça-feira (28), em Berlim, pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o presidente da Graforce, Jens Hanke. A parceria visa o desenvolvimento de estudos sobre produção de hidrogênio renovável, a partir da plasmólise do biometano, oriundo do tratamento do esgoto.

A Graforce foi quem desenvolveu a tecnologia de plasmólise para produção de hidrogênio renovável a partir do biogás ou do esgoto. Em maio, o presidente da Sanepar e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, visitaram a fábrica e o centro de pesquisas da Graforce.

Essa parceria é fruto do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Sanepar e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio), que visa o desenvolvimento de estudo de viabilidade de tecnologias renováveis (verdes) na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná.

O projeto conta com recursos do Governo da Alemanha, por meio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Proteção (BMUV) e da NOW GmbH, empresa pública que conduz o Programa Nacional de Inovação para Hidrogênio e Tecnologia de Células de Combustível.

“A Sanepar dá mais um passo na construção de novos modelos voltados à transição energética, colaborando para que o Estado do Paraná seja um importante hub de desenvolvimento da cadeia do hidrogênio renovável no País”, disse o presidente da Companhia. “Buscamos parcerias no mundo todo para avançarmos rapidamente com as pesquisas e inovações aplicadas em nossos processos”.

A Companhia processa mais de 476 bilhões de litros de esgoto por ano em suas 263 estações de tratamento. Essas estações, em sua maioria, são dotadas de reatores anaeróbios e geram, consequentemente, biogás.

“A produção do hidrogênio renovável a partir do biogás é convergente com as características das cadeias produtivas já consolidadas no Paraná. Trata-se de uma abordagem disruptiva para o setor de saneamento brasileiro e muito aderente às agendas internacionais focadas na promoção das economias circular e de baixo carbono”, afirmou Gustavo Possetti.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná