Teodosio Skavronski, do Partido Democrático Trabalhista – PDT –, conhecido popularmente como ‘Dojo Gaiteiro’, vai assumir uma cadeira como Vereador na Câmara Municipal de Prudentópolis a partir de agora, após a retotalização dos votos da eleição municipal, realizada em 2020, quando ficou na primeira suplência de seu partido.
Em contrapartida, o Vereador Ivo Proczikevicz, do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, acabou perdendo sua vaga, e passa a ficar na primeira suplência do partido, que, com essa medida, acabou perdendo uma vaga no legislativo.
O PSDB passa de quatro, para três, enquanto o PDT conquistou a segunda vaga. Tudo isso foi consequência da cassação do mandato eletivo do Vereador Iroslau Woruby, do PSDB, cujo processo envolve os autos 0600309-28.2020.9.16.0030, através de ação tramitada em julgado no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
A partir dessa cassação, o PDT entrou com ação na justiça eleitoral, reivindicando uma vaga, cuja decisão se deu no Processo nº 0600029-52.2023.6.16.0030.
Em ato realizado na quinta-feira, 07, às 10 horas, na sede do ‘Fórum Eleitoral Dr. Moacyr de Moura Cordeiro’, o Juiz Eleitoral Dr. Cristiano Camargo, a Promotora Eleitoral Dra. Nathalie Murillo Floroschk, e a Chefe do Cartório Eleitoral Adrieli Pontarolo, coordenaram o processo de retotalização dos votos, junto ao sistema do TRE, o qual indicou para essa alteração das vagas na composição dos vereadores eleitos, passando a registrar Teodosio Skavronski como novo eleito, com 740 votos, ou 2,60 por centos dos votos válidos nas eleições municipais de 2020, em substituição a Ivo Proczikevicz, do PSDB, que recebeu 591 votos, ou seja 2,07 por centos dos votos, o qual vai para primeira suplência de seu partido, que, por consequente, diminui de quatro, para três cadeiras na câmara municipal.
Compareceram ainda à solenidade, vereadores, representantes partidários, advogados, representantes do legislativo e imprensa.
Agora, a Justiça Eleitoral vai enviar comunicado à Câmara Municipal, comunicando oficialmente essa alteração, com a determinação para o empossamento do vereador Teodósio.
Após recebimento do comunicado, o Poder Legislativo Municipal deve enviar convocação para posse do vereador, cujo ato deve ocorrer na próxima sessão legislativa, na terça-feira, 14, às 18h30min. Iroslau Woruby, que teve seu mandato cassado pela justiça eleitoral, havia sido eleito nas eleições de 2020, pelo PSDB, conquistando 699 votos, ou seja 2,45% dos votos, alcançando seu quinto mandato, período em que alternou posses na condição de suplente.