Paraná é destaque em premiação da Secretaria Nacional de Trânsito

14 de dezembro de 2023 às 15:08

O Paraná foi destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Senatran 2023, nesta quarta-feira (13), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O Estado levou três prêmios – dois para o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e um para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O município de Londrina também foi contemplado por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU).

Em sua 22ª edição, a iniciativa do Ministério dos Transportes estimula o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do trânsito, para que as instituições realizem ações que cooperem por um trânsito mais seguro, civilizado e humano, resultando na redução do número de acidentes, feridos e mortes nas vias do país.

O Detran-PR e o DER/PR receberam o primeiro lugar na Categoria I – Pnatrans, que se refere à ações de governança e execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O Departamento de Trânsito também foi o primeiro na Categoria II, aprimoramento do Renaest (Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito).

“É com muita alegria que nós do Detran Paraná, recebemos o Prêmio Senatran 2023, que tem foco em privilegiar as iniciativas, as boas práticas na política de trânsito. Para nós, reflete uma maturidade, uma atenção de toda a nossa equipe do Detra e, também, do Estado”, disse diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

“É desta forma que nós temos que caminhar para alcançar os objetivos de redução de mortes e de respeito à vida, de respeito às pessoas”, acrescentou.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Em Brasília, o Detran-PR também participou da abertura do Programa Rodovida. O intuito é tornar as estradas do país mais seguras durante os feriados de final de ano, férias escolares e Carnaval, com intensificação da fiscalização, com a integração entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais para prevenir acidentes e conscientizar os condutores.

Estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 897, em março de 2022, é constituído pelo conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, afirmou durante a abertura do evento que o Programa está alinhado com todos os propósitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“No Estado do Paraná, estamos plenamente engajados para construirmos uma solução conjunta, sensibilizando a sociedade. O trânsito visto hoje como uma responsabilidade de todos nós, um ambiente de cooperação, um ambiente de sensibilização, se conseguirmos tocar nisso, neste formato, com todos que operam no sistema trânsito, conseguiremos resultados importantes. O desafio é grande, mas a soma das estruturas, com o mesmo foco, tem uma força muito maior do que propriamente o desafio”.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE
  • Escolas de 11 cidades da região de Ponta Grossa recebem cartilhas sobre turismo
  • Mãe é mãe! Galinha enfrenta frio de -4,2ºC em São Mateus do Sul para proteger os filhotes