Campanha do governo reforça que Farmácia Popular atende a todos os brasileiros

16 de dezembro de 2023 às 08:35

O tema do novo vídeo da campanha “O Brasil é um só povo”, do Governo Federal, é o programa Farmácia Popular, que garante gratuitamente ou com desconto uma série de medicamentos usados na atenção primária à saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

O vídeo, que foi lançado nesta sexta-feira, 15 de dezembro, retrata uma mãe em uma farmácia à procura de uma bombinha de asma para a filha, que está no seu colo sem conseguir dormir por causa da doença. No entanto, a mãe considera alto o preço do produto.

Nesse momento, uma mulher a aborda e a informa que ela pode levar o produto sem pagar, uma vez que tem a receita médica em mãos.

A mãe da menina, então, diz que achava que isso não se aplicava a ela. “É para todo mundo que precisa”, responde a mulher, mãe de um menino que também usa o remédio.

O filme busca informar a população sobre os benefícios do programa e apresenta mensagens de união: “Querer o melhor para nossos filhos. Isso é o que nos une” e “Farmácia Popular. Medicamentos gratuitos para quem mais precisa”.

CAMPANHA — A campanha do Governo Federal “O Brasil é um só povo” foi lançada em rede nacional no último domingo (10/12), visando mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país.

Desde o início do ano, o Governo Federal tem trabalhado com a mensagem de união e de reconstrução do país, e a campanha é parte desse trabalho.

Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes.

A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.

Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares.

A campanha inclui ainda comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni e Plano Safra.

As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.

SOBRE O PROGRAMA — Criado em 2004, o Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.

Também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.

Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Ao todo, o programa contempla o tratamento para 11 doenças.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou, no programa Conversa com o Presidente desta semana, um balanço das ações do governo para fortalecer a área da saúde em 2023.

Um dos destaques foi a retomada do Farmácia Popular, que estava há oito anos sem novas farmácias credenciadas. “Nessa edição, todos os beneficiários do Bolsa Família recebem todos os medicamentos inteiramente gratuitos.

Nós estamos com 180 novos municípios este ano, principalmente nas regiões Norte e Nordeste (80%)”, afirmou.

“É um dos programas mais queridos da população, mais apreciado. E a nossa ideia é aperfeiçoar cada vez mais, mas os números deste ano são muito importantes porque havia muitas farmácias descredenciadas.

Hoje, a gente pode dizer que são 22 milhões de brasileiros atendidos pelo Farmácia Popular”, completou a ministra.

Para obter os medicamentos, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF.

Também deve apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Comemoração aos 118 anos de Prudentópolis terá Show Especial com Padre Ezequiel Dal Pozzo
  • Mais R$ 5,5 milhões da indenização da Petrobras irão para novos projetos ambientais
  • Inscrições: Empreendedoras da Beleza oferta cursos gratuitos de maquiagem na RMC
  • Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado
  • Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
  • Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução