Jair Bolsonaro recebe o título de Cidadania Honorária do Paraná

16 de dezembro de 2023 às 08:19

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta sexta-feira (15) uma sessão solene para a outorga do Título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

A solenidade reuniu parlamentares estaduais e federais, secretários de Estado, além de apoiadores de Bolsonaro. Apresentado pelo deputado Ricardo Arruda (PL), o projeto tem a coautoria dos deputados Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Gilson de Souza (PL), Marcel Micheletto (PL) e Soldado Adriano José (PP).

Aprovada pelo Poder Legislativo, a proposição foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que também participou da solenidade.

Durante o discurso, Bolsonaro pontuou uma série de conquistas de seu governo. Além disso, fez uma análise do presente momento político do País.

Ele também destacou a honra de receber a homenagem. “Aprendemos a amar novamente a nossa bandeira, a cantar o Hino Nacional, a voltar a ter orgulho da família, da pátria e de Deus. Entendemos que a liberdade não é uma clausula pétrea.

Ela é algo que precisa ser cuidada. Nós deixamos uma marca, por isso agradeço a Deus por este momento da minha vida. Vale a pena quando me encontro com o povo.

A todos do Paraná, quero dizer o Brasil é fantástico. Ninguém tem o que temos. Para sermos felizes, é só nos preocuparmos com a política, do vereador ao presidente da República.

É preciso se empenhar e se dedicar. Nem tudo pode ser só alegria, mas ela se fará presente se estivermos bem intencionados com o próximo”, afirmou.

A sessão foi presidida pelo deputado Marcel Micheletto, que saudou os presentes. “Com muita honra temos o presidente Bolsonaro em nossa Casa, no Paraná. quero agradecer todos os presentes.

É com muita honra que conduzo essa solenidade. Bolsonaro é um líder que defende os valores da vida, pátria, liberdade e família. Ele honra as cores da nossa bandeira e as tradições do nosso País.

É um amigo do agronegócio paranaense. Em seu governo, facilitou acesso ao crédito rural. Além disso, foi um visionário que reconheceu a posição estratégica de Itaipu. Bolsonaro é o presidente que mais investiu no Paraná nos últimos 30 anos.

É um exemplo de homem público que governou para todos”, comentou o 1º vice-presidente da Casa.

De acordo com o deputado Ricardo Arruda, a honraria homenageia o ex-presidente pelo desempenho como político. Segundo o parlamentar, a concessão do Título de Cidadão Honorário tem o objetivo o objetivo de realizar uma homenagem da Assembleia a Bolsonaro, reconhecendo seus feitos pela sociedade paranaense. “Para mim é uma emoção muito grande.

Defendo Bolsonaro há últimos anos. Quando propus esse projeto de lei para homenageá-lo, foi uma guerra aqui, mas graças a Deus deu certo. Em minha opinião, ele é o melhor presidente que o Brasil já teve. Para o Paraná, Bolsonaro foi excelente.

Foi o presidente que mais visitou o Paraná e mais recursos trouxe o para Estado. Então é uma homenagem merecida. É uma grande festa do povo paranaense”.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior listou uma série de obras realizadas no Paraná durante a gestão de Jair Bolsonaro. “O povo do Paraná é um povo que tem muitas qualidades, mas duas são muito marcantes.

A primeira é a de ser um povo muito trabalhador. A segunda é que somos um povo que tem gratidão. Sabemos reconhecer quem colabora com nosso Estado.

Bolsonaro foi o presidente que mais visitou o Paraná nos últimos 30 anos, com passagens que trouxeram benefícios para a população. Quero agradecer em nome do povo do Paraná”, ressaltou.

Participações

Para os demais parlamentares proponentes da homenagem, a solenidade marca o reconhecimento do Poder Legislativo estadual aos trabalhos realizados pelo homenageado e sua contribuição com o desenvolvimento do Paraná.

O deputado Delegado Jacovós destacou o trabalho de Bolsonaro na condução do País. “Bolsonaro mudou a história desse País, defendendo os interesses da pátria.

Foi em seu governo que o Brasil atingiu o menor nível de assassinato desde 2011. Além disso, ele foi responsável por concluir centenas de obras que estavam paradas. Bolsonaro é cidadão do mundo e do Paraná”, disse.

O deputado Gilberto Ribeiro afirmou que a sociedade paranaense admira a atuação do homenageado. “Os números do governo de Bolsonaro são incomparáveis. O povo do Paraná tem saudades de vossa excelência, presidente.

O povo do Paraná se orgulha do senhor. Seja bem-vindo a nosso Estado”, disse o parlamentar, dirigindo-se ao ex-presidente.

Já o deputado Soldado Adriano José recordou o trabalho de Bolsonaro em prol do Estado. “Bolsonaro tem um papel fundamental no que ele fez pelo Estado do Paraná enquanto presidente da República, sempre defendendo a família, os valores cristãos, o cidadão de bem e uma política de enfrentamento à criminalidade.

Então, o seu governo se refletiu aqui no Estado do Paraná. Nada mais justo do que nós, enquanto parlamentares, reconhecermos o que ele fez pelo Brasil e pelo Estado do Paraná”, disse.

Também participaram da solenidade a primeira-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), a deputada Cloara Pinheiro (PSD), o deputado Tiago Amaral (PSD), o deputado Tito Barrichelo (União), o deputado Fábio Oliveira (Podemos), a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), o deputado Matheus Vermelho (PP), o deputado Márcio Pacheco (Republicanos), deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e o deputado Paulo Gomes (PP).

Estiveram presentes ainda a ex-governadora Cida Borghetti, o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros, o deputado federal Fernando Giacobo (PL), o deputado federal Vermelho (PL), o deputado federal Filipe Barros, o general Walter Braga Neto e o desembargador Salvatore Antônio Astuti.

Biografia

Jair Messias Bolsonaro nasceu no município de Glicério, no interior do estado de São Paulo, em 21 de março de 1955. É filho de Percy Geraldo Bolsonaro e Olinda Bonturi.

O homenageado é militar da reserva do Exército Brasileiro e foi o 38º Presidente do Brasil, durante mandato entre 2019-2022. Além disso, foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.

Bolsonaro começou sua carreira militar no município fluminense de Resende após se formar na Academia Militar das Agulhas Negras. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Em 1988 concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador como membro do Partido Democrata Cristão (PDC).

Em 1990, Bolsonaro foi eleito deputado federal para o Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes. Foi congressista durante 27 anos. Em 2018, foi eleito o 38º Presidente da República.

Jair Messias Bolsonaro também foi condecorado pela comenda de Ordem do Mérito do Ministério Público Militar, com a medalha Grã-Cruz, em 2019. Foi reconhecido ainda com o título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2021.

Prudentópolis
26º
Tempo nublado
Ponta Grossa
25º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Tempo limpo
Londrina
31º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da sra Amelia Horodenski aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Elias Saplak aos 91 anos.
  • Convite para missa de 7° dia de falecimento
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Bispos do PR visitam Itaipu e ressaltam parcerias sociais da usina com a Cáritas, vinculada à Igreja Católica
  • Paraná foi o terceiro estado mais visitado por turistas internacionais em janeiro
  • Parques do Interior impulsionam crescimento de 64% do turismo nas Unidades de Conservação
  • Unicentro abre inscrições para o Curso Pré-Vestibular de 2024
  • Paraná apresenta novas estruturas de apoio e amplia investimentos para mulheres
  • Ações do Verão Maior Paraná tiveram impacto de R$ 107,6 milhões no PIB do Estado