Maiores atrativos naturais do Paraná registraram aumento no número de visitantes em 2023

2 de janeiro de 2024 às 16:03

Atrativos de lazer e turismo de aventura, os parques de Vila Velha, em Ponta Grossa (Campos Gerais), e Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Oeste), registraram aumento de visitações em 2023.

O primeiro obteve o recorde histórico de público, com 80.143 visitantes, aumento 11% em relação a 2022 (71.137). Já o parque localizado na tríplice fronteira do Estado obteve a 3ª maior movimentação anual do século XXI, com mais de 1,8 milhão de turistas. O aumento foi de 21,7% em relação ao ano de 2022 (1,4 milhão de visitantes).

Vila Velha recebeu turistas estrangeiros de 58 países, especialmente dos Estados Unidos, Alemanha e Japão. A maior parte dos visitantes registrados são do próprio Paraná (64,7%), São Paulo (13,1%) e Santa Catarina (11,7%). Do total de visitantes, 26% são de Curitiba, 15,5% de Ponta Grossa, e 5,7% da capital paulista.

Em Foz do Iguaçu, após os turistas brasileiros, o ranking de visitantes é formado por argentinos, norte-americanos, paraguaios, franceses e espanhóis. Mais de 765,3 mil estrangeiros de 164 nacionalidades visitaram o parque no ano passado, representando 42% da visitação. O recorde de visitação foi em 2019, com 2.020.358 visitantes.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, ressalta o valor do turismo em áreas abertas. “O turismo que mais segue a tendência de crescimento é o de grandes negócios voltados à natureza. É um turismo voltado à preservação do meio ambiente. Essa é uma tendência que surgiu com a pandemia, no qual as pessoas passaram a procurar locais com essas características”, disse.

Ambos os parques também mantêm horários diferenciados neste mês, durante a alta temporada de verão e férias da maioria da população. Vila Velha, um parque que funciona sob concessão do Estado, permanece aberto todos os dias, das 9h às 17h. Antes, o espaço fechava para manutenção nas terças-feiras.

O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abre uma hora antes do que o convencional, das 8h às 16h. Com visitas guiadas, o último ônibus para retorno do passeio sai às 17h30.

VILA VELHA – Entre os atrativos naturais do parque de Ponta Grossa estão os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. No local, o turista encontra uma grande variedade de opções gastronômicas e pode aproveitar atrações de aventura, como a tirolesa, o arvorismo e o cicloturismo. Localizado a apenas uma hora de Curitiba, Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU – O espaço que abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu. O sistema consiste de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Neblina
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Emerson Alexsandro Okaranski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • Concurso com sete vagas na Polícia Penal do Paraná está com inscrições abertas
  • Governo do Estado organiza 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos