Fernando Diniz é demitido da seleção brasileira

6 de janeiro de 2024 às 14:54

O treinador Fernando Diniz foi demitido da seleção brasileira nesta sexta-feira (5), um dias após o dirigente Ednaldo Rodrigues retornar à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A informação foi publicada pelo ge e confirmada pela reportagem.

Diniz foi contratado em julho do ano passado como interino, a princípio pelo período de um ano. O desejo da entidade era que o italiano Carlo Ancelotti assumisse o comando da seleção a partir da disputa da Copa América, no meio do ano. Ancelotti, porém, renovou recentemente seu contrato com o Real Madrid até 2026.

Ao ser reconduzido ao cargo de presidente da CBF, Ednaldo teria estabelecido como um dos objetivos principais definir o técnico da seleção de maneira definitiva. O treinador do São Paulo, Dorival Jr, é um dos cotados para assumir a posição.

Pesou para a demissão o acordo que havia sido estabelecido entre Ednaldo e Fluminense, do qual Diniz também é o treinador, de que o treinador seguiria apenas comandando o time carioca até o final de seu contrato, em dezembro de 2024.

Como ele havia sido contratado como interino até a hipotética chegada de Ancelotti, e com a renovação do italiano com o Real Madrid, também deixou de fazer sentido manter um técnico tampão. A ideia é contratar um treinador que conduza a equipe até a Copa de 2026.

Além disso, o retrospecto ruim de Diniz na seleção também pesou. Ele comandou a seleção brasileira em apenas seis jogos, todos pelas eliminatórias para a Copa de 2026.

Acumulou no período duas vitórias, com uma goleada de 5 a 1 na estreia contra Bolívia e por 1 a 0 contra o Peru, um empate com a Venezuela (1 a 1), e três derrotas para Uruguai (2 a 0), Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0).

O técnico teve o terceiro pior desempenho de um treinador à frente da equipe canarinho na história, com um aproveitamento de apenas 39%.

Levantamento da Folha de S.Paulo com base no histórico da seleção mantido pela RSSSF Brasil (braço nacional da Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation) mostra que o técnico só fica à frente de Paulo Roberto Falcão e Chico Netto em termos de aproveitamento.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo nublado
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati