Troféu do Campeonato Paranaense 2024 vai se chamar Gil Rocha

15 de janeiro de 2024 às 21:06

O jornalista paranaense Gil Rocha, que morreu no ano passado durante um procedimento de cateterismo, será homenageado no Campeonato Paranaense 2024. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou que Gil vai dar nome ao troféu da competição.

O anúncio foi feito em cerimônia que contou com a presença dos familiares de Gil Rocha. A viúva Ana Zimmerman e o filho Lucas Rocha, apresentador da Rede Massa | SBT, assinaram um ato simbólico autorizando com a homenagem em cerimônia nesta segunda-feira (15).

O troféu está em confecção e será revelado nos próximos dias.

Gil Rocha, que também é pai de João e Pedro, será o primeiro jornalista homenageado na taça do Campeonato Paranaense, que já levou nomes de grandes figuras do futebol do Estado, como Sicupira, Dirceu Krüger e Caio Junior. De acordo com o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, a homenagem reconhece o grande trabalho que Gil fez pelo futebol e jornalismo esportivo do Paraná.

“Foi alguém que sempre lutou pelo futebol paranaense, sempre trabalhou para deixar o futebol no auge, sempre muito bem mostrado, sempre muito bem admirado por todos e reconhecido no Brasil inteiro”, afirmou.

A jornalista Ana Zimmerman relembrou que chegou a dividir cerca de três transmissões de futebol com Gil Rocha, com quem foi casada por 21 anos. Ela conta como será acompanhar o campeonato, agora com a homenagem:

“Vou querer ver cada gol, cada jogo, cada lance desse campeonato de perto. E tenho certeza que todo mundo da torcida vai lembrar, vai falar do nome dele, vai nos emocionar, a partir de hoje até o final do campeonato”, disse.

Para Lucas Rocha, a homenagem mostra o que significou o pioneirismo de Gil Rocha no jornalismo esportivo:

“As gerações mais novas talvez não tenham a verdadeira noção desse trabalho que foi feito lá atrás. E foi um baita trabalho, tanto que está reverberando até hoje, tanto que a taça leva o nome Taça Gil Rocha. Que honra, eu vou ter o maior orgulho de falar daqui para frente, até o fim do campeonato, sobre a Taça Gil Rocha”, concluiu.

Gil Rocha

A carreira de Gil Rocha iniciou em 1975 na Rádio Paiquerê, de Londrina. Aos 15 anos, atuava como rádio-escuta e ajudava os colegas na apuração de resultados do esporte.

Gil Rocha se formou em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1981. Oficialmente jornalista, ele começou a trabalhar na TV Coroados, que hoje é a RPC TV de Londrina. Quatro anos depois, em 1985, Gil foi transferido para Curitiba para a TV Paranaense.

Na capital paranaense, o jornalista participou da transmissão da final do Campeonato Brasileiro de 1985 ao lado de Galvão Bueno. Gil Rocha criou, junto com Paulo Rosa, o quadro “Os Piores Momentos”, que era exibido às terças-feiras no Globo Esporte. O sucesso do quadro fez a Globo começar a reproduzi-lo em todo o Brasil.

O jornalista cobriu Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, incluindo o tetracampeonato da seleção brasileira nos Estados Unidos (EUA), em 1994.

Gil Rocha assumiu a gerência de esportes na RPC e também seguia como comentarista na SporTV, do Grupo Globo. Ele trabalhou na RPC até 2018 e atuou ao lado de Barcímio Sicupira, Luiz Augusto Xavier e outros nomes importantes do jornalismo.

Em 2019, Gil Rocha atuou como comentarista na Rádio Banda B e, aos domingos, ele participava da rodada no “Tempo Extra”, da CNT. Em novembro de 2021, o jornalista assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba.

No dia 1º de julho de 2023, Gil Rocha morreu aos 63 anos em Curitiba. Ele foi internado e teve uma parada cardíaca durante um procedimento de cateterismo.

Campeonato Paranaense 2024

A competição começa no dia 17 de janeiro com o confronto entre o Athletico, campeão da edição deste ano, diante do Andraus, campeão da Segunda Divisão.

Campeonato Paranaense 2024 tem a participação de 12 equipes. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Operário, PSTC e Sãojoseense brigam pelo título da próxima temporada.

Os jogos serão transmitidos pela TV Paraná Turismo.

Fonte Massa News

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
21º
Chuva
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati