Setor de Operações Especiais da Polícia Penal comemora 10 anos

16 de janeiro de 2024 às 13:15

O Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) completou 10 anos de atividade neste domingo (14). Este grupo atua em situações de crise e em operações de alto risco, auxiliando policiais penais em diferentes funções dentro da política de execução penal, sendo considerada a “tropa de elite” da corporação.

O SOE possui atualmente sete bases no Paraná, nas cidades de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), Ponta Grossa (Campos Gerais), Londrina (Norte), Francisco Beltrão (Sudoeste), Maringá (Noroeste), além de Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste). Nos últimos 12 meses, o SOE fez 10,6 mil rondas, 4,8 mil escoltas e mais de 27 mil movimentações de custodiados em cadeias públicas e penitenciárias para vistorias e outras atividades.

A origem do SOE está diretamente ligada a um curso que dez agentes penitenciários do Paraná fizeram no Rio de Janeiro entre 2011 e 2012. Com as primeiras noções de intervenção prisional foi possível criar uma estrutura própria e replicar o modelo no então Departamento Penitenciário do Paraná, atualmente denominado como Departamento de Polícia Penal, em 2014.

Nesta segunda-feira (15), uma solenidade no auditório da sede da superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Curitiba, celebrou a data. O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a constante evolução do grupo. “Participo do Conselho dos Secretários de Segurança Pública e constantemente recebemos elogios pela atuação da Polícia Penal do Paraná. O SOE é parte fundamental disso”, afirmou.

“Esses dez anos de existência comprovam a importância do grupo. O SOE é uma marca importante para a política de segurança pública”, destacou o diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini.

O chefe do SOE, Nilson Antônio de Bastiani, disse que os policiais passam por treinamentos específicos para atuação nesse grupo. “Há 10 anos não tínhamos praticamente nada, apenas a vontade de criar essa equipe. Hoje nossos policiais têm acesso a uniforme, viaturas, armamento, preparo e muita estrutura para garantir a tranquilidade nos estabelecimentos penais”, complementou.

HOMENAGEM – Durante o evento, foram entregues moedas comemorativas que simbolizam o trabalho realizado pelo SOE. Foram homenageados o coronel Douglas Sabatini Dabul, o sargento Marcos Vinicios dos Santos Coimbra e o sargento Samuel Nunes, da Polícia Militar. Eles são professores do Curso de Operações Especiais Penitenciárias (COEPEN).

Prudentópolis
33º
Tempo limpo
Ponta Grossa
32º
Tempo limpo
Guarapuava
30º
Tempo limpo
Curitiba
31º
Tempo limpo
Londrina
35º
Tempo limpo
União da Vitória
33º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Eufrozina Roika.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Anselmo Drugik.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Cecília Antoniuk Grande. 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Leonor Ferreira Schomberger.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Helsio Vicente Polli.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Francisco Gomes De Camargo.
  • Com apoio do Estado, Heineken completa expansão de R$ 1,5 bilhão em Ponta Grossa
  • Nova pista de atletismo da UEPG terá dimensões para competições internacionais
  • Viagem à França: inscrições para o Concurso Seda Paraná abrem nesta sexta-feira
  • Com fim do vazio sanitário, plantio de soja começa em 5,8 milhões de hectares no Paraná
  • Menino de três anos entra em óbito após ser atropelado por uma retroescavadeira no interior de Guarapuava.
  • Com mais de 16 mil animais atendidos, Hospital Veterinário da UEM celebra duas décadas