Estado promoverá ação de cidadania e empregabilidade no Dia da Visibilidade Trans

24 de janeiro de 2024 às 08:36

O Governo do Estado promoverá uma ação de cidadania e empregabilidade para a população trans e travesti, em Curitiba, na próxima segunda-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa é realizada por meio das Secretarias da Justiça e Cidadania, e do Trabalho, Emprego e Renda. As atividades ocorrerão na praça Santos Andrade, em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), das 9h às 16h.

Com o tema “Visibilidade e Oportunidade”, a ação visa promover os Direitos LGBTI+ sob a égide dos Direitos Humanos; conscientizar a população trans e travesti a respeito dos seus direitos e das políticas públicas disponíveis; combater o preconceito e a discriminação, além de oportunizar um encaixe no mercado formal de trabalho.

“Para encerrar o Mês da Visibilidade Trans com chave de ouro, a Secretaria da Justiça e Cidadania organizou essa importante ação para auxiliar na busca de uma oportunidade de emprego, regularizar a sua situação documental, promover a superação dos preconceitos contra essa população que é mais vulnerável e que precisa do apoio do Estado”, destacou Santin Roveda, secretário da pasta.

Por meio do programa Emprega Mais Paraná, o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante fará intermediação de mão de obra e auxiliará na confecção da Carteira de Trabalho Digital. Serão disponibilizadas vagas específicas, que ainda estão na fase de prospecção. Porém, todas as vagas registradas da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) na Agência do Trabalhador de Curitiba também estarão disponíveis.

De acordo com o secretário do Trabalho, Mauro Moraes, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de vagas afirmativas em ações pontuais, como mutirões de empregos, e também em atividades contínuas, estabelecendo diálogo permanente com RH de empresas. “E temos cada vez mais estabelecido parcerias com empregadores que entendem a empregabilidade trans como uma forma de garantir espaço no mercado de trabalho e, sobretudo, uma forma de proporcionar cidadania para essas pessoas”, destacou.

Os interessados deverão levar RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho (física ou digital). A equipe da Coordenação de Direitos Humanos (CODH) da SEJU estará presente para ajudar na confecção de currículos e demais questões documentais, orientando para o acesso aos serviços públicos de apoio psicológico e socioassistencial, e distribuindo materiais educativos.

A ação contará ainda com a participação da advogada Gisele Szmit, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PR e membro do Comitê LGBTI+ do Paraná. Ela orientará a respeito da retificação de nome e gênero nos documentos pessoais e auxiliará no atendimento ao público. Também participarão da ação a Secretaria da Segurança Pública e as organizações da sociedade civil (OSCs) Grupo Dignidade e Aliança Nacional LGBT.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo nublado
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati