Mais 50 municípios paranaenses vão receber recursos de Itaipu para gestão de resíduos sólidos

26 de janeiro de 2024 às 15:21

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional, por meio do projeto de Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs), beneficiará mais 50 municípios paranaenses. Eles foram selecionados entre os 80 que se inscreveram e se enquadram nos requisitos estabelecidos por Itaipu para atender o projeto. Os aprovados passaram por uma análise criteriosa, que incluiu visitas de campo de técnicos da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A expansão das UVRs faz parte das ações previstas no Programa Itaipu Mais que Energia. Todos receberão apoio de Itaipu para a estruturação de seus programas municipais de coleta seletiva. A expectativa é que as novas UVRs beneficiem 3,15 milhões de paranaenses.

Os 50 municípios selecionados nesta nova fase receberão recursos  para apoiar a gestão das associações e a estruturação das atuais unidades com  todos os equipamentos necessários, como prensa e esteira, caminhão para coleta, além de divulgação de campanhas de educação ambiental.

A gestão de resíduos sólidos atende à questão ambiental, com a estruturação da cadeia de detritos recicláveis dos municípios, mas principalmente gera impactos positivos às cooperativas e associações de catadores, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores e trabalhadoras.

Para implantação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, Itaipu assinou convênio com o Cispar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Paraná) e o PTI.

Programa premiado

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional recebeu o Selo Sesi ODS 2023, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O programa está alinhado com os ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Criado em 2003 com o nome de “Projeto Coleta Solidária”, o programa tem como principal objetivo promover a cidadania dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, por meio da inclusão social e produtiva. Na primeira fase, Itaipu desenvolveu ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios do Oeste do Paraná, apoiando as associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis.

A atuação da empresa foca no manejo e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como no consumo e produção responsável, reduzindo substancialmente a geração de resíduos e promovendo melhor qualidade e quantidade de água. Dessa maneira, cria condições para a sustentabilidade socioeconômica e o avanço na cadeia produtiva da reciclagem, além de contribuir para o aumento da renda de populações vulneráveis.

A partir de 2023, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, Itaipu iniciou a expansão do programa em todo o Estado do Paraná, somando aos 55 já atendidos até então, mais 115 municípios com recursos e repasses de conhecimento técnico. O objetivo é expandir o programa para todo o Paraná e para os 35 municípios do Mato Grosso do Sul, que também fazem parte da expansão da área de atuação socioambiental da usina hidrelétrica.

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Anexos.

• 65b29eec5316aIMG_0786.jpg

• 65b29ef0c524b20240110AM0720.jpg

• 65b29ef6a0e67Técnicos_de_Itaipu_fizeram_visitas_a_UVRs_em_diversos_municípios._Fotos_-_Eduardo_Scirea_Itaipu_Binacional.jpg

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
21º
Chuva
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati