Estudante de Boa Esperança tira uma das maiores notas do Paraná no Enem 2023

15 de fevereiro de 2024 às 13:29

A estudante Valéria Cristina da Costa – do Colégio Estadual Vicente Leporace, que fica no município de Boa Esperança [Noroeste do Paraná] – alcançou a maior nota do estado na redação do Enem 2023. A jovem de 18 anos alcançou 980 pontos, dos 1.000 que eram possíveis, em sua primeira participação no Exame Nacional do Ensino Médio.

A redação corresponde a 20% da nota total do Enem. Em 2023 foram cerca de 3,9 milhões de estudantes inscritos para fazer o exame. Desse volume, apenas 60 em todo Brasil obtiveram nota 1.000; sendo quatro de colégios públicos.

O Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. O resultado saiu no dia 16 de janeiro e destaca a importância do acesso à educação de qualidade e oportunidades igualitárias.

Esforço reconhecido

Sempre dedicada aos estudos, Valéria se preparou para o Enem 2023 utilizando as plataformas online disponibilizadas pelo colégio onde estuda e seguiu modelos de redação fornecidos por sua professora de português, Cláudia Nunes, que a acompanhou durante todo o Ensino Médio.

“A Valéria sempre foi muito esforçada. Ela se dedicou à redação, intensificou os estudos mais perto da prova e isso fez toda a diferença”, comemora a professora.

Claudia explica que trabalhou com textos argumentativos com os estudantes durante o ano de 2023. Na plataforma Redação Paraná – que a rede estadual de ensino possui para essa prática pedagógica – ela inseriu diversos modelos. Nas últimas semanas, viu que os estudantes estavam preocupados e por isso trouxe mais dois exemplos para trabalharem.

A invisibilidade da mulher

O tema da redação do Enem 2023 foi Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Valéria – que cresceu cercada por ‘mulheres fortes’, como suas avós e tias – considerou o tema fácil de argumentar e por isso não ficou nervosa na hora da prova.

“Quando falei para os meus amigos da escola que achei fácil, eles ficaram espantados comigo. E quando vi minha nota, fiquei super feliz! Comemorei com meu pai e minha madrasta. Mas quando vi que era a maior nota do Paraná, achei que era bug no site do Enem. Demorou para cair a ficha”, conta a estudante que obteve 860 pontos na nota geral do Enem 2023.

Cuidar das pessoas

Com o resultado, a jovem recebeu um contato informando que teria direito a uma bolsa de estudos completa para custear as mensalidades. Como a fisioterapia era seu sonho, ela optou pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão para fazer essa graduação. A instituição tem nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação.

Com o pai doente e o avô – com parte do corpo paralisado em virtude de um AVC – Valéria despertou o desejo de fazer fisioterapia não só para cuidar da família, mas também porque gosta de cuidar de pessoas.

“A nota do Enem e a bolsa de estudos que ganhei vão me permitir estudar fisioterapia. Estou bem feliz”, complementa Valéria Cristina da Costa.

“Para nossa instituição é uma grande satisfação receber uma estudante tão dedicada. Seu excelente desempenho com certeza é fruto de muita dedicação e condiz exatamente com o propósito do Integrado, que é receber estudantes comprometidos para que juntos possamos contribuir para melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade”, explica Luciana Pontes, diretora acadêmica do Centro Universitário Integrado.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim