Com 1,6 mil calouros, novo ano letivo da UEPG começa na segunda-feira

16 de fevereiro de 2024 às 14:52

O ano letivo de 2024 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia na segunda-feira (19) para alunos dos cursos de graduação. Juntamente com as aulas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) organizou a acolhida institucional aos calouros (cerca de 1,6 mil novos alunos). As ações acontecerão em 19 e 20, para estudantes do Campus Uvaranas, e 21 e 22, para os do Campus Central. As atividades serão nos três turnos, para atender acadêmicos que estudam nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Enquanto os estudantes comparecem às aulas, a acolhida ocorrerá de maneira intercalada, até que todos os cursos participem das ações preparadas pela Prae. “Os preparativos começaram no final do ano passado e envolvem vários órgãos da UEPG, mas sobretudo, ressaltamos o protagonismo estudantil, por meio da participação no planejamento e na execução das atividades”, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino.

No Campus Uvaranas, a conversa acontecerá no auditório do Centro Integrar (antigo PDE), enquanto que no Campus Central, os alunos deverão comparecer no Grande Auditório, de acordo com os horários reservados para cada curso.

A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Silmara Carneiro, explica que a acolhida foi organizada pelos cursos, entidades estudantis, Diretórios e Centros Acadêmicos, Baterias e Atléticas. “A acolhida é um momento de celebração, de confraternização e para o recebimento das primeiras informações sobre a universidade. Trata-se de um momento festivo para comemorarmos coletivamente o ingresso no ensino superior e fortalecimento da educação pública brasileira”, afirma.

Os calouros poderão ter acesso a informações sobre a estrutura da UEPG durante as atividades. “Queremos que eles se sintam animados e muito felizes com o fato de estarem na UEPG, afinal essa será a casa deles durante os próximos anos de sua vida”, finaliza Silmara.

Para o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, o início das aulas é um momento muito importante na vida dos alunos e das suas famílias. “Realizar um curso de nível superior em uma instituição pública é algo ainda destinado para uma pequena parcela da sociedade brasileira. A acolhida é apenas o ponto de partida para muitas outras ações que deverão ser realizadas, nas quais os alunos sempre poderão também contar com toda a equipe da Prograd”, complementa.

Os calouros poderão conferir as atividades, horário e local reservados para seu curso no cronograma aqui.

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
24º
Tempo limpo
Guarapuava
25º
Tempo limpo
Curitiba
24º
Tempo limpo
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
26º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis