Estelionatário usa a imprensa para aplicar golpes com história comovente

19 de fevereiro de 2024 às 14:39

Cascavel (PR) – Na manhã desta segunda-feira (19), o Portal Cantagalo foi alcançado por uma mensagem de um homem que se identificou como Pedro Henrique Silva Castro. Ele compartilhou uma história comovente sobre um suposto filho de quatro anos que estaria sofrendo com linfoma de Hodgkin, um câncer que afeta a boca e a garganta.

Inicialmente, ele perguntou quanto o portal cobraria para contar a história do filho dele com a doença e, assim que foi informado que nesse caso não teria custo por ser uma matéria com objetivo social, imediatamente ele enviou o texto contando a história do garoto, que segundo o suposto pai se chama Gabriel.

“Hoje venho aqui compartilhar uma situação muito difícil que estou enfrentando como pai. Sou o Pedro, pai do Gabriel, um príncipe lindo que foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, (câncer na boca e na garganta). Infelizmente, minha esposa faleceu em 2021 e agora estou sozinho cuidando do meu filho”, dizia o início do texto.

O homem relatou ainda que além de gastos com aluguel, medicamentos e comida está desempregado por necessitar de cuidar integralmente do filho. Sem explicar os motivos, afirmou que o Bolsa Família havia sido bloqueado em janeiro.

“Peço encarecidamente a ajuda de todos neste momento tão delicado. Qualquer contribuição, por menor que seja, será de grande valia para nós. Preciso muito de ajuda para cuidar do meu filho”, implorou o suposto pai antes de deixar a chave pix e o número da conta para depósito.

O Portal Cantagalo fez alguns questionamentos ao homem e após uma rápida pesquisa na internet descobriu que ele vem aplicando o mesmo golpe em vários sites de notícias de diferentes estados do Brasil que, de boa-fé, acreditam na emocionante história. Até o G1, o portal de notícias da Globo, maior grupo de comunicação do Brasil, caiu na lábia do suposto estelionatário. Ao G1, ele contou outra história, que seria pai de uma menina, chamada Allana, e que teria glioblastoma astrocitoma, uma espécie de câncer cerebral.

(Veja a matéria publicada pelo G1 em agosto do ano passado onde ele afirma que sua esposa morreu em 2021 vítima de Covid-19.)

Após ser questionado pela reportagem do Portal Cantagalo, suspeito apagou as mensagens

Ao Portal Cantagalo, ele disse que mora no bairro São Cristóvão, em Cascavel e deixou seu telefone de contato com código de área 33, que é do estado de Minas Gerais e outro com o código de área 45, de Cascavel, e que seria o número de uma suposta tia da criança. A reportagem quis saber o nome da tia e ele disse que se chamava Mayara.

Quando foi questionado se morou na cidade de Itupeva (SP) e que o Portal Cantagalo encontrou matéria publicada no G1 com pedido de ajuda para uma filha com câncer e como estaria essa filha hoje ele apenas respondeu que morou na cidade paulista, mas na sequência apagou as fotos e o pedido de ajuda enviado para o whatsapp do editor do portal.

O mesmo texto enviado ao portal foi publicado na sessão de cartas do Diarinho, de Santa Catarina, com o mesmo telefone dele, mas o da suposta tia já era outro número, com código de área do estado catarinense.

Em 30 de junho do ano passado, ele conseguiu enganar, também, a reportagem do Jornal da Comarca, que tem sede em Palmital, no interior de São Paulo,  com um golpe semelhante.

A lista de veículos enganados com a falsa história inclui, ainda, a Gazeta do CerradoHora Certa NotíciasMaracju Speed, Fatos Regionais, entre outros.

A chave pix enviada ao Portal Cantagalo pelo suposto golpista é um CNPJ (53448343000180) criado por ele como empresário individual na cidade de São Paulo para atuar com serviços ambulantes de alimentação.

O Portal Cantagalo descobriu que o homem usa fotos de crianças que ele encontra na internet para aplicar os supostos golpes.

CNPJ usado como chave pix é de uma empresa criada pelo suspeito no mês passado em São Paulo

Fonte: Portal Cantagalo.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Parcialmente nublado
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim