Bombeiros do Paraná participam de competição internacional de salvamento em altura pela 1ª vez

20 de fevereiro de 2024 às 16:00

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) participa nesta semana, entre quarta-feira (21) e sábado (24), de sua primeira competição internacional de salvamento em altura. O Grimpday South America, que acontecerá em Curitiba, traz de maneira inédita o evento nascido na Bélgica para a América do Sul.

Ao todo, dez equipes confirmaram presença na disputa: três brasileiras, incluindo duas do Paraná e uma de Santa Catarina; duas norte-americanas; uma da Bélgica; uma da Espanha; uma da Inglaterra; uma do Chile; e uma exclusivamente composta por mulheres de várias nacionalidades. Além do time paranaense, o Estado é representado também por um grupo civil.

“Nosso objetivo número um é a troca de informações. Observar os meios de atuação das equipes, como se organizam para fazer os resgates, e com isso poder dar um retorno institucional ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio de cursos, capacitações, para replicar aqui o que se vê de melhor nas equipes de fora”, diz o 1° tenente Gabriel Martins Marcondes, líder da equipe e representante curitibano no sexteto do CBMPR, que tem ainda dois integrantes de Maringá, dois de Cascavel e um de Santo Antônio da Platina.

O primeiro dia do evento, que terá apenas atividades internas, de registro dos participantes, informações gerais sobre a disputa e verificação de equipamentos, será especialmente propício a esse networking entre os competidores. Já a ação, com a exibição das habilidade e técnicas dos concorrentes, vai começar na quinta-feira (22).

DESAFIOS – Durante o Grimpday serão montados três cenários, por dia, para desafiar os times. O primeiro será na Pedreira do Atuba; o segundo, no Viaduto dos Padres, na BR-277; e o terceiro na Ligga Arena.

“Cada cenário vai trazer uma dificuldade diferente. Vai ser surpresa, mas acreditamos que cada local vai exigir a aplicação de técnicas diferentes. Na Pedreira do Atuba, por exemplo, o desafio vai ser, por se tratar de um ambiente natural, achar um local para montar o sistema de trabalho. Vai exigir muita criatividade”, contou o tenente. “Já no viaduto, o acesso é bem complicado porque tem de circular lá embaixo também, com muita água, e pedras. Na Arena, com teste de habilidade especial, como passar por algum vão ou fazer uma tirolesa bem grande”.

O resgate executado em cada local de prova será analisado por um avaliador. “Primeiro, são considerados se foram cumpridos os requisitos mínimos de segurança; um segundo aspecto é a velocidade, o tempo decorrido para a realização do resgate; e o outro é o atendimento à vítima, como ela será tratada e retirada naquele cenário específico. Após a prova, o avaliador pontua as técnicas apresentadas”, explicou o tenente do CBMPR.

ORIGEM – O Grimpday teve sua primeira edição em 2006, idealizado por bombeiros da cidade belga de Namur. O nome GRIMP significa, em tradução livre do original francês, Grupo de Reconhecimento e Intervenção em Meios Perigosos. Embora sua edição anual seja tradicionalmente na cidade de Namur, na Bélgica, o evento já passou também pela França, Japão e Estados Unidos.

Prudentópolis
18º
Chuva
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Neblina
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM