Comitiva do Paraná conhece projetos de extensão rural da Universidade do Nebraska

22 de fevereiro de 2024 às 14:22

A comitiva do Governo do Estado que está nos Estados Unidos para prospectar investimentos e firmar parcerias internacionais conheceu nesta quarta-feira (21) o Centro de Pesquisa, Extensão e Educação do Leste de Nebraska. Durante a visita, os representantes do instituto apresentaram os projetos de extensão rural e educação para o agronegócio desenvolvidos no local e trocaram experiências com a delegação paranaense.

“É um intercâmbio importante. Eles aplicam técnicas que nós conhecemos e usamos no Paraná, como o plantio direto e controle de pragas, por exemplo, mas em outro tipo de clima e temperatura. É uma experiência com a qual temos muito o que aprender para introduzir inovações nos nossos centros de pesquisa e para orientar nossos agricultores”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Diferente da maioria dos institutos de extensão rural, que se utilizam de estações de pesquisa menores para demonstração aos agricultores, o centro visitado pela comitiva detém uma grande área que alia pesquisa e extensão rural à produção comercial própria de grãos e proteína animal.

O complexo, que é vinculado ao Instituto de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade do Nebraska, é um dos maiores da área nos EUA, abrangendo 3,9 mil hectares, na maior parte ocupada por linhas de plantação de grãos, e mais de 6 mil animais, entre bovinos e suínos.

“Este centro que equivale ao que a Embrapa e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná têm, mas que, como parte dos projetos de extensão rural, comercializa e rentabiliza a própria produção. Com isso, eles mostram na prática os resultados da pesquisa desenvolvida como se fosse um agricultor, mas com sólida base científica e tecnológica”, explicou Ortigara.

ÁREAS DE PESQUISA – O centro, que é financiado pelo setor privado, também se destaca pela diversidade das pesquisas conduzidas. Elas variam desde desenvolvimento de técnicas de manejo e irrigação até pesquisas relacionadas à emissão de gases e rendimento de carcaça animal.

A comitiva também conheceu os setores do instituto que trabalham no desenvolvimento de mudas mais resistentes, na medição de temperatura de solo e outras tecnologias.

REFERÊNCIA – A missão paranaense está desde segunda-feira (19) no Nebraska, firmando parcerias comerciais e conhecendo iniciativas inovadoras. O estado americano é uma referência global nas soluções de irrigação.

Na viagem, a comitiva conheceu os sistemas de irrigação para a agricultura das multinacionais Lindsay Corporation e da Valley Irrigation, duas das maiores empresas do mundo do ramo, e também discutiu soluções para desburocratizar o acesso à tecnologia.

A missão também contou com a assinatura do governador Carlos Massa Ratinho Junior de um protocolo de intenções com o Daugherty Water For Food Global Institute, que prevê a troca de experiências para a gestão de recursos hídricos no Paraná.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. Antonio Emidio aos 88 anos
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796