Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos

22 de fevereiro de 2024 às 14:34

O número de turistas chilenos que escolheram o Paraná como destino em 2023 foi mais de três vezes maior do que no ano anterior. O Paraná recepcionou 22.195 turistas do Chile no ano passado e 6.680 em 2022, segundo a Embratur. A alta chamou a atenção do Governo do Estado para a possibilidade de ampliar o fluxo aéreo e atrair ainda mais visitantes daquele país.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, esteve nesta quinta-feira (22) na Embaixada do Brasil no Chile, em Santiago, com o objetivo de estreitar o diálogo e avaliar as possibilidades para ampliação. “Já temos duas empresas que realizam voos diretos para o Chile, uma saindo do aeroporto de Curitiba e outra de Foz do Iguaçu. Mas mais uma empresa aérea que está no mercado chileno tem vontade de fazer essa conectividade, podemos trabalhar juntos nessa direção”, destacou.

O chefe do Setor Econômico e de Promoção Comercial e Setor de Agronegócio, segundo-secretário Felipe Neves Caetano Ribeiro, destacou a viabilidade da parceira para fomentar a ida dos turistas chilenos ao Paraná. “O Paraná tem uma potencialidade enorme, especialmente Curitiba e Foz do Iguaçu, que são bastante conhecidos pelos chilenos. Queremos trabalhar juntos para promover cada mais esse potencial turístico do Paraná e fazer essa troca de turistas”, disse.

Ele destacou, ainda, o turismo de negócios, tão forte quanto o de lazer. “O Brasil é o principal destino do nosso comércio e o Chile também figura com relevância na pauta de exportações brasileiras no mundo”, completou.

AGENDA – A visita à embaixada faz parte de uma agenda internacional da Secretaria, em conjunto com profissionais do Viaje Paraná, em cinco países da América Latina. O objetivo é apresentar o potencial turístico do Estado aos países vizinhos durante o Roadshow Visit Brasil, promovido pela Embratur. O Paraná é um dos 10 estados que apresentam seus destinos turísticos aos empresários e profissionais do trade em cinco países. Também participam Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Chile foi a terceira. A comitiva já esteve em Montevidéu, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina. Na sequência, o grupo segue para Lima, no Peru, no dia 26; e Bogotá, na Colômbia, no dia 27.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural