Piana é homenageado na celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

22 de fevereiro de 2024 às 13:31

O governador em exercício Darci Piana foi homenageado nesta quarta-feira (21) como uma das personalidades que colaboraram com o fortalecimento das relações entre Itália e Paraná. O reconhecimento aconteceu no evento de comemoração dos 150 anos da imigração italiana ao Brasil, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na comemoração, Piana destacou a contribuição da comunidade italiana para o desenvolvimento do Paraná. “É uma honra muito grande fazer parte desta comunidade que há 150 anos faz a diferença no Brasil. Aqui no Paraná, nós devemos muito aos italianos, que chegaram e desbravaram o Estado com todas as dificuldades que tiveram”, afirmou.

“Em nome do povo do Paraná, quero agradecer todos os imigrantes que vieram para cá e ajudaram a fazer deste lugar o melhor Estado para se viver neste País”, complementou.

Ao todo, 30 personalidades e instituições foram homenageadas pelos serviços prestados à preservação da cultura italiana no Paraná. A solenidade também contou com a presença de representantes de entidades e grupos folclóricos ítalo-brasileiros.

O Paraná conta com a segunda maior colônia italiana do Brasil. São cerca de 3,7 milhões de descendentes de italianos no Estado, que fica atrás apenas de São Paulo, que tem aproximadamente 13 milhões de descendentes.

IMPACTO – Durante a cerimônia, além das homenagens, foram destacadas as colaborações da colônia italiana para o desenvolvimento do Paraná, tanto para a agricultura, em especial no cultivo da uva e do café, quanto para a identidade cultural do Estado.

Para a cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, a comemoração dos 150 anos da chegada dos primeiros italianos ao Brasil marca o resgate histórica de uma relação sólida entre os dois países, mas também reforça a ligação que se estreita com o passar dos anos.

“É um exemplo de como se valorizar a memória para as novas gerações. Esta comemoração estabelece um vínculo entre as antigas e novas gerações. Agora é o momento de fortalecer essa relação entre Itália e o Estado do Paraná”, disse.

HISTÓRIA – Os registros oficiais apontam que primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em fevereiro de 1874. O primeiro grupo, com 388 pessoas, aportou no Porto de Vitória, no Espírito Santo, no navio “La Sofia”, após 45 dias de viagem.

No Paraná, os primeiros registros oficiais datam do ano seguinte, 1875, quando algumas famílias se instalaram nas cidades de Antonina, Paranaguá e Morretes, fundando as colônias Nova Itália e Nova Alexandra. Duas décadas mais tarde, o Estado já contava com mais de 30 mil italianos, em uma das maiores colônias brasileiras.

As cidades de Colombo e Curitiba hoje detêm as maiores comunidades italianas do Estado. No entanto, há registros de grandes e tradicionais colônias italianas em todas as regiões.

PRESENÇAS – A solenidade foi proposta pelos deputados Ademar Traiano, Maria Victoria e Luiz Claudio Romanelli e contou com a presença dos deputados estaduais Tito Barrichello e Flávia Francischini; da secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande; da ex-governadora e presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti; do ex-governador Orlando Pessutti; do membro do Comitê da Presidência do Conselho Geral dos Italianos no Exterior, Walter Petruzziello; do chefe das Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; além de outras autoridades e homenageados.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim