Qualquer atividade suspeita deve ser comunicada imediatamente às autoridades competentes para evitar situações de risco à segurança pública.
Na manhã desta quarta-feira (21), residentes do Bairro 2000, em Guarapuava, relataram à Secretaria de Saúde incidentes suspeitos que levantaram preocupações sobre a segurança e autenticidade das visitas domiciliares relacionadas à saúde. Segundo os relatos, indivíduos não identificados em um caminhão sem marca aparente estavam abordando pessoas sob o pretexto de verificar a pressão arterial. Preocupados, os moradores comunicaram o ocorrido. Em uma das residências, o suspeitos chegaram a pedir uma tomada emprestada aos moradores, dizendo que precisavam conectar o aparelho.
Sergio Borack, coordenador da Atenção Primária em Saúde de Guarapuava, destacou a importância de verificar a autenticidade de qualquer visita relacionada à saúde. Ele enfatizou que as ações da Secretaria de Saúde geralmente são anunciadas com antecedência e são conduzidas por profissionais devidamente identificados com uniformes e crachás do Município.
“A orientação da Secretaria é para que os profissionais da saúde divulguem com antecedências as ações que serão realizadas. Quando das visitas, todos os funcionários das unidades se apresentam com identificação, geralmente com o uniforme, com o jaleco da Secretaria e com o crachá do Município”, afirmou Borack. Ele também incentivou os moradores a entrarem em contato com as unidades de saúde locais em caso de dúvidas ou suspeitas sobre visitas domiciliares.
Diante disso, a população de Guarapuava é alertada a permanecer vigilante e cautelosa em relação a abordagens inesperadas, especialmente aquelas relacionadas à saúde. Qualquer atividade suspeita deve ser comunicada imediatamente às autoridades competentes para evitar possíveis golpes ou situações de risco à segurança pública.