Estado publica Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural

27 de fevereiro de 2024 às 14:55

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), acaba de publicar a nova Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural. As informações reunidas nesse material visam apresentar definições sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do Estado. O novo documento já está em vigor, disponível para consulta e download gratuito no site www.patrimoniocultural.pr.gov.br.

A Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural foi elaborada entre 2023 e 2024 pela equipe técnica da CPC, da Secretaria de Estado da Cultura. As informações reunidas nesse material visam apresentar algumas definições sobre o conceito de tombamento e os graus de proteção dos bens móveis e imóveis do Estado.

De acordo com Norma Haluch, chefe de Coordenação do Patrimônio Histórico, a cartilha será um instrumento de transformação e desmistificação do patrimônio cultural, pois irá proporcionar o entendimento de alguns conceitos e normas que envolvem os bens tombados no Paraná. “Também irá permitir a promoção de um novo olhar sobre o patrimônio cultural, ou seja, o das oportunidades que a sua valorização traz para além do ônus da sua conservação”, afirma.

“A educação patrimonial está relacionada com processos por meio dos quais a sociedade constrói valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação, recuperação e divulgação dos bens protegidos pelo tombamento. Assim, essa cartilha é um instrumento importantíssimo para essa construção”, complementa Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

O documento também expõe quais são as atribuições da CPC, assim como a sua estrutura organizacional para realizar a gestão direta e indireta dos bens culturais tombados. O texto também trata sobre o acervo documental da coordenação e da legislação norteadora de atuação. Um capítulo ainda se debruça sobre o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, explicando como é composto e quais são as competências.

O material apresenta orientações e recomendações gerais sobre as esferas de tombamento federal, estadual, municipal, assim como a relação de bens tombados no estado do Paraná, normativas e instruções para elaboração de propostas de intervenção, dentre outras informações.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
21º
Parcialmente nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Miguel Papis aos 63 anos.
  • Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural
  • Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
  • Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
  • Período mais seco: IAT faz alerta sobre incêndios nas Unidades de Conservação do Paraná
  • Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul
  • Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol na atual safra, aponta boletim