Estado publica Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural

27 de fevereiro de 2024 às 14:55

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), acaba de publicar a nova Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural. As informações reunidas nesse material visam apresentar definições sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do Estado. O novo documento já está em vigor, disponível para consulta e download gratuito no site www.patrimoniocultural.pr.gov.br.

A Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural foi elaborada entre 2023 e 2024 pela equipe técnica da CPC, da Secretaria de Estado da Cultura. As informações reunidas nesse material visam apresentar algumas definições sobre o conceito de tombamento e os graus de proteção dos bens móveis e imóveis do Estado.

De acordo com Norma Haluch, chefe de Coordenação do Patrimônio Histórico, a cartilha será um instrumento de transformação e desmistificação do patrimônio cultural, pois irá proporcionar o entendimento de alguns conceitos e normas que envolvem os bens tombados no Paraná. “Também irá permitir a promoção de um novo olhar sobre o patrimônio cultural, ou seja, o das oportunidades que a sua valorização traz para além do ônus da sua conservação”, afirma.

“A educação patrimonial está relacionada com processos por meio dos quais a sociedade constrói valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação, recuperação e divulgação dos bens protegidos pelo tombamento. Assim, essa cartilha é um instrumento importantíssimo para essa construção”, complementa Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

O documento também expõe quais são as atribuições da CPC, assim como a sua estrutura organizacional para realizar a gestão direta e indireta dos bens culturais tombados. O texto também trata sobre o acervo documental da coordenação e da legislação norteadora de atuação. Um capítulo ainda se debruça sobre o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, explicando como é composto e quais são as competências.

O material apresenta orientações e recomendações gerais sobre as esferas de tombamento federal, estadual, municipal, assim como a relação de bens tombados no estado do Paraná, normativas e instruções para elaboração de propostas de intervenção, dentre outras informações.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural