Governador participa da entrega do título de cidadã honorária do Paraná a Cida Borghetti

28 de fevereiro de 2024 às 09:25

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da solenidade de entrega do Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná para a ex-governadora Cida Borghetti.

A sessão reuniu amigos, familiares, empresários e outras lideranças políticas, além de ex-colegas da homenageada dos tempos de Alep, Câmara Federal, Governo do Estado e Itaipu Binacional.

Concedido pelo Poder Legislativo, o título simbólico de cidadania honorário é uma homenagem que pode ser feita por qualquer cidadão ou instituição e que precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

Entre os critérios para receber o título, estão a prestação de relevantes serviços à população, a contribuição para o desenvolvimento do Estado e a integração do homenageado à comunidade estadual.

Ratinho Junior elogiou a trajetória pessoal e profissional da ex-governadora e lembrou que os dois atuaram juntos sobre pautas em prol da população paranaense. “A Cida tem uma história de contribuição como deputada estadual, federal e governadora, tendo sido inclusive a primeira mulher a governar o Estado, e sempre foi e continua sendo muito atuante na vida pública.

Tive alegria de ter sido colega dela como deputado e acompanhei de perto a sua trajetória, que é hoje reconhecida pela sua história de defesa dos interesses do Paraná”, declarou o governador.

Cida Borghetti agradeceu aos familiares e amigos que participaram de sua história. “Ter a honra de ter sido a primeira governadora da história do Paraná, em uma trajetória que começou na Assembleia Legislativa como deputada estadual e para onde eu retorno para receber a maior honraria conferida pelo Estado, é uma grande emoção”, disse. “O mais especial foi ter conhecido tantas pessoas boas pelo caminho e ao lado delas demonstrar que é possível avançar com humildade e lisura acima de tudo”.

A proposta de homenagem à ex-governadora partiu do deputado estadual Soldado Adriano José. “Uma honraria mais que merecida por sua brilhante trajetória de realizações em prol do nosso Estado”, afirmou. “Cida desempenhou o cargo de governadora de forma exemplar, com diálogo, ética e transparência.

Entrou para a história também como a primeira mulher a governar o Estado. Este título reflete o apreço e admiração conquistados junto à Assembleia e toda nossa população”.

“Ela é uma inspiração para nós mulheres, a primeira a governar o Estado do Paraná, e para os amigos e a família é uma alegria imensa, porque além da vida pública ela é um exemplo de mão, avó”, comentou a deputada estadual e filha Maria Victoria. “Sempre por onde passou Cida se relacionou bem com todos, inclusive com a oposição, seja no Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa ou no Governo do Estado, tanto é que este prêmio foi aprovado por todos os deputados estaduais”.

BIOGRAFIA – Nascida na cidade de Caçador, em Santa Catarina, Maria Aparecida Borghetti é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com experiência como empresária e comunicadora, ela se destacou na política em diversos cargos públicos.

O início da sua carreira política foi como militante do então Partido Democrático Cristão (PDS). Depois, presidiu de forma voluntária o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá e, entre 1998 e 2000 atuou como chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília.

Em 2002, Cida foi eleita deputada estadual, reelegendo-se em 2007 para um segundo mandato. Neste período, foi recordista de leis aprovadas na Alep, com destacada atuação em campanhas de combate ao câncer de mama e na saúde preventiva. Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal no Paraná. Em Brasília, presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.

Em 2014, foi eleita vice-governadora junto com o governador Beto Richa e assumiu em 2018 como a primeira chefe do Poder Executivo do Paraná. Em 2019, foi indicada por unanimidade para ser a embaixadora da Organização Mundial da Família na América do Sul e em maio de 2021 foi nomeada como conselheira da Itaipu Binacional.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; os secretários estaduais da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; das Cidades, Eduardo Pimentel; de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; os ex-governadores Orlando Pessutti e Mario Pereira; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fábio Camargo; além de diversos deputados estaduais do Paraná.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural